Mauriti recebeu 1.613 títulos de terra

22 de agosto de 2009 - 00:00

Mais de 1.513 famílias beneficiadas.

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), está realizando o maior Programa de Regularização Fundiária do país.  Uma ação, que está destinando, em parceria com o Incra, R$ 48 milhões para regularizar 100% das terras de agricultores de 120 municípios cearenses, beneficiando mais de 200 mil pessoas. Na manhã de hoje (21), o governador Cid Gomes e o secretário Camilo Santana estiveram em Mauriti, Cariri, onde entregaram 1.316 títulos de terras, que contemplaram 1.513 famílias de pequenos produtores.

A festa aconteceu na quadra do Centro Social Urbano(CSU) de Mauriti e contou com a presença maciça da população do Município, além da participação  do presidente do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará(Idace), Francisco Bessa, do superintendente do Incra, Amadeu de Freitas, do prefeito municipal, Issac Júnior, dos deputados federais, Eunício Oliveira e José Nobre Guimarães, dentre outras autoridades.

O secretário definiu a regularização como um instrumento de cidadania que, possibilitará investimentos dos produtores nas suas terras. De acordo com ele, o Programa está inaugurando um novo mapa fundiário do Ceará, fundamental para o êxito da reforma agrária e o desenvolvimento sustentável do Estado. “Mauriti tem vocação para a agricultura, é o maior produtor de milho do Estado. Os agricultores familiares daqui são essenciais para a nossa economia, e é também para esse público que estamos garantindo a segurança da posse de suas terras”, destacou.

Na ocasião Cid Gomes afirmou que os títulos de terra representam o pagamento de uma dívida histórica com os pequenos proprietários. “No início de nossa gestão nenhum dos 184 municípios cearenses tinham 100% de suas áreas regularizadas”, disse.

A agricultora Francisca Barroso, uma das contempladas com o título não conteve a emoção: “Depois de uma vida inteira de luta, alcancei uma grande graça, agora a terrinha onde moro é da minha família, de verdade”, declarou.

Além de Mauriti, o Governo do Estado, por meio do Idace, entregará títulos de propriedade de terras em mais duas cidades do Interior, serão contemplados mais 644 agricultores de Aurora (no próximo dia 31) e 4.160 de Icó(dia 01).

Assessoria de Comunicação da SDA – Jully Gomes(85) 3101.8058