Programa Hora de Plantar – HPNet

21 de agosto de 2014 - 13:27

 

PROGRAMA HORA DE PLANTAR

 

Introdução

O Projeto Hora de Plantar foi criado para atender com sementes e mudas de elevado potencial genético os (as) agricultores (as) de base familiar do Estado. Foi estruturado a partir do programa denominado Arrancada da Produção, em 1987. Concebido, portanto, há mais de 24 anos, este projeto tem contribuído para o aumento da produção e produtividade e, para a melhoria das condições de vida do homem do campo, proporcionando aumento de renda e segurança alimentar. O projeto cumpriu e cumpre a nobre missão de internalizar entre seus beneficiários, a importância da utilização da semente como um insumo essencial ao processo produtivo de nossas principais culturas. Além do mais, o Hora de Plantar tem conseguido a sensibilidade de diversificar o leque de ofertas de sementes e mudas, se adequando as reais necessidades dos agricultores(as) familiares cearenses, a exemplo da introdução do milho híbrido a partir de 1999 e, que hoje se constitui uma realidade, iniciada a partir da região do Cariri, estendendo-se as demais, principalmente Centro Sul, Sertões dos Inhamuns/Crateús, Baturité e Ibiapaba. O projeto vem participando ativamente no segmento de mudas, com destaque para manivas de mandioca, raquetes de palma forrageira, colmos de cana-de-açúcar, mudas de cajueiro anão precoce e este ano a oferta de outras fruteiras: ateira, sirigueleira, aceroleira, mangueira, sapotizeiro, gravioleira, goiabeira, limoeiro e laranjeira contribuindo diretamente para a ampliação da área de fruticultura deste público em nosso Estado.

Existem cadastrados de modo informatizado cerca de 250 mil agricultores (as) familiares. Recentemente, o projeto tornou possível a inclusão de agricultores familiares como produtores profissionais de sementes, destacando-se as culturas de feijão caupi, milho variedade, mamona e até mudas enxertadas de cajueiro anão precoce.

O Hora de Plantar é coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA e tem vários parceiros envolvidos no processo, destacando-se a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – EMATERCE, a Associação de Produtores de Sementes e Mudas do Ceará – APROSEMCE, de onde são adquiridas mais de 90% das sementes, Secretarias de Agriculturas Municipais, Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Ceará- FETRAECE, Sindicatos e Cooperativas de Trabalhadores Rurais. Pode-se afirmar com segurança que este projeto é decisivamente o maior distribuidor de sementes e mudas aos agricultores familiares do Norte e Nordeste, quiçá do Brasil e, indiscutivelmente ser considerado como a mais consolidada ação governamental da área agrícola do Estado do Ceará.

 

Justificativa

A distribuição direta e os estímulos indiretos da utilização de sementes e mudas de alta qualidade e produtividade, recomendadas por instituições de pesquisa, exemplo da EMBRAPA, estão contribuindo para que o aumento na produção de grãos, castanha de caju e seus subprodutos, mandioca, palma forrageira mais adaptados ao nosso clima semiárido sejam menos dependentes das precipitações pluviométricas. Isto é, com a utilização destes materiais há uma tendência de um menor impacto do clima sobre a produção de sequeiro no Estado do Ceará. É fato comprovado que nos anos de pluviosidade normal o Estado consegue significativas produções agrícolas, suficientes para atender parte do consumo local, devido, em parte, as ações do Hora de Plantar. Pode-se afirmar que o Hora de Plantar está contribuindo com o desenvolvimento sustentável do semiárido cearense, pois os resultados obtidos ao longo dos anos enfatizam que este projeto contribuem com uma participação bastante efetiva na inclusão social e combate a pobreza, gerando emprego e renda em quase todo o Estado, pois dos 184 municípios, 182 são atendidos com sementes ou mudas.

Geral:

Fortalecer a agricultura familiar, utilizando sementes e mudas de elevado potencial genético que propiciem o aumento da produtividade das culturas e melhorem o nível de renda dos(as) beneficiários(as)

Específicos:

Substituir o plantio de grãos por sementes de alta qualidade; • Incentivar os beneficiários do projeto a adotarem Práticas Agrícolas de Convivência com o Semiárido que consistem em: – Práticas Mecânicas (Terraços de Retenção, Cordões de Pedra, Captação “in situ”, Barraginhas, Barragem Subterrânea e Escarificação/Descompactação); – Práticas Edáficas e Vegetativas (Plantio Direto, Correção do Solo, Adubação verde; e – Práticas de Transição Agroecológica (Sistemas Agro-florestais, Quintais Produtivos e Viveiros para Produção de Mudas.

 

Público Alvo

O Hora de Plantar tem como público alvo o(a) agricultor(a) familiar (proprietário, parceiro, meeiro ou arrendatário), o qual recebe sementes para o plantio de até 2 hectares. No caso do milho híbrido o produtor pode receber sementes para o plantio de até 5 hectares. As quantidades de outras sementes e mudas podem ser observadas no QUADRO III.

 

Metas

Ofertar, 4.158,9 toneladas de sementes das culturas de feijão, milho, arroz, sorgo, algodão, mamona, gergelim, girassol, amendoim e sorgo; 12.000 m³ de mandioca, 615.000 mudas de cajueiro anão precoce, 43 mil mudas de outras fruteiras e 4.510.000 raquetes de palma forrageira, beneficiando a 143.887 agricultores/as de base familiar;

Dentre as 4.158,9 toneladas de sementes ofertadas se destacam: 550 t de milho variedade, 2.530 t de milho híbrido, 540 t de feijão Caupi, 110 t de feijão Phaseolus, 50 t de arroz, e 350 t de mamona.

 


FUNCIONAMENTO DO SISTEMA

 

Acesso ao Sistema

1. Acesse o site da SDA (www.sda.ce.gov.br)

2. Clique em Acesso a Sistemas e escolha a opção HPNet

3. O Sistema irá pedir seu usuário e sua senha.

4. Preencha os campos de usuário e senha e clique em OK.

 

Alterar Senha

1. Ao clicar em “Alterar Senha“, o sistema solicitará alguns dados:

2. Preencha o campo Senha Atual

3. Preencha o campo Nova Senha (Até 6 caracteres, entre números e letras)

4. Preencha o campo Confirma Senha

5. Clique em OK



CADASTROS

Agricultor

1. Ao clicar em “Agricultor”, o sistema solicitará um CPF.

2. Preencha o campo com o CPF e clique em OK

3. Se o CPF solicitado já estiver cadastrado, o sistema abrirá o cadastro do CPF informado.

4. Se o CPF solicitado não estiver cadastrado, o sistema abrirá um cadastro em branco.

5. Se for um novo cadastro, preencha os dados solicitados, lembrando que todos os campos que contém “asterisco” são obrigatórios.

6. Após preencher os dados corretamente, clique no botão “Inserir“.

IMPORTANTE: Os campos que estão com asterisco(*) são obrigatórios.

– O preenchimento deverá ser com letras maiúsculas e sem abreviações.

– Todas as informações das “abas” que tiverem asterisco deverão ser preenchidas.

– Abas: Documento, Endereço, Outros Dados, Dados Cônjuge (se o titular for casado) e Observação (este último só será necessário preencher se houver alguma informação importante do agricultor, a ser acrescentada).

– Em Dados do Agricultor, ao ser preenchido o estado civil “casado”, obrigatoriamente os dados do cônjuge tem que ser preenchidos.

 

Segue logo abaixo a explicação de todos os campos do Cadastro do Agricultor Familiar:

Município*: Município onde o agricultor reside e planta (campo obrigatório)

Distrito*: Distrito onde o agricultor reside e planta (campo obrigatório)

Localidade*: Localidade onde o agricultor reside e planta (campo obrigatório)

Nome*: Nome do Agricultor (Máx. 80 caracteres, campo obrigatório)

Apelido: Nome pelo qual o agricultor é conhecido.

Sexo*: Tipo de sexo (campo obrigatório)

Data de Nascimento*: Data de Nascimento do agricultor (Máx. 10 caracteres, só número, campo obrigatório)

Naturalidade: Cidade onde nasceu (50 caracteres)

Nacionalidade: País onde nasceu (25 caracteres)

Estado Civil*: Situação conjugal do Agricultor

CEP: Código de Endereçamento Postal do endereço do Agricultor (Máx. 8 caracteres, só números )

Escolaridade*: Grau de instrução do agricultor (campo obrigatório)

Endereço*: Localização da residência do agricultor

Número: Número que identifica a residência do agricultor

Complemento: Informação complementar a respeito da residência do agricultor

Fone: Contato telefônico (fixo) do agricultor

Celular: Contato telefônico (móvel) do agricultor

E-mail: Contato (correio eletrônico) do agricultor

Nome da Mãe: Nome da genitora do agricultor

Nome do Pai: Nome do genitor do agricultor

 

Aba: Documento

CPF*: Número do CPF do Agricultor (Máx. 11 caracteres, só números, campo obrigatório)

DAP*: Número da Dap do Agricultor (Máx. 35 caracteres, campo obrigatório)

PRONAF: Se o agricultor participa de algum PRONAF. Escolha-o

CNH: Número da Carteira Nacional de Habilitação do agricultor (Máx. 11 caracteres, só número)

RG*: Número da Identidade do Agricultor. (Máx. 35 caracteres, só número, campo obrigatório)

Órgão Emissor RG*: Sigla do Órgão Emissor do RG do Agricultor (só número, campo obrigatório)

Data de Emissão RG*: Data de emissão do RG do agricultor (Máx. 10 caracteres, só número, campo obrigatório) – dd/mm/aaaa

Título de Eleitor: Número do título de eleitor do Agricultor (Máx. 35 caracteres, só número)

NIS: Número de Identificação Social (Máx. 35 caracteres, só número)

NIT: Número de Inscrição do Trabalhador

 

Aba: Vínculos/Assistências

Sindicato: Sindicato a que pertence o agricultor

Movimento: Movimento a que pertence o agricultor

Assistência Técnica: Assistência Técnica que dá suporte ao agricultor (pode ser mais de uma)

 

Aba: Programas Participantes

Programa: Programa que o agricultor participa atualmente (campo obrigatório)

Período: Período (ano) que participa do Programa (campo obrigatório)

Aba: Agências/Contas

  • Banco: Nome do banco que pertence a agência e a conta do Agricultor
  • Agência: Agência que pertence a conta do agricultor
  • Conta: Número da conta do agricultor (com ponto e traço)
  • Situação: Situação que se encontra atualmente a conta do agricultor.

 

Aba: Propriedades

Município: Município onde fica a propriedade do Agricultor (campo obrigatório)

Distrito: Distrito onde fica a propriedade do Agricultor (campo obrigatório)

Localidade: Localidade onde fica a propriedade do Agricultor (campo obrigatório)

Nome da Propriedade: Nome da Propriedade do Agricultor (fazenda, sítio, etc) (campo obrigatório)

Tipo de Propriedade: Tipo da propriedade que o agricultor planta (arrendatário, proprietário…) (campo obrigatório)

Endereço: Endereço onde fica a propriedade do Agricultor

Número: Número que identifica o imóvel do agricultor

CEP: Código de Endereçamento Postal do endereço do agricultor (Máx. 8 caracteres, só números )

Complemento: Informação complementar a respeito do endereço do agricultor

Ponto de Referência: informação que esclarece a localização do endereço

Área (ha): Tamanho da área (em hectares)

Latitude: Coordenada geográfica da propriedade do agricultor

Longitude: Localização em graus, da propriedade do agricultor

 

Dados do Cônjuge

Nome*: Nome completo do cônjuge do agricultor (campo obrigatório)

Apelido: Nome pelo qual o cônjuge é conhecido.

Sexo*: Tipo de sexo do cônjuge (campo obrigatório)

Naturalidade*: Cidade onde o cônjuge nasceu (50 caracteres)

Nacionalidade*: País onde o cônjuge nasceu (25 caracteres)

Data de Nascimento*: Data de Nascimento do cônjuge (Máx. 10 caracteres, só número, campo obrigatório)

Escolaridade*: Grau de instrução do cônjuge (campo obrigatório)

Nome da Mãe*: Nome da genitora do cônjuge (campo obrigatório)

Nome do Pai: Nome do genitor do cônjuge

E-mail: Contato (correio eletrônico) do cônjuge

Fone: Contato telefônico (fixo) do cônjuge

Celular: Contato telefônico (móvel) do cônjuge

 

Documentos do Cônjuge

CPF*: Número do CPF do cônjuge (Máx. 11 caracteres, só números, campo obrigatório)

Título de Eleitor: Número do título de eleitor do cônjuge (Máx. 35 caracteres, só número)

CNH: Número da Carteira Nacional de Habilitação do cônjuge (Máx. 11 caracteres, só número)

RG*: Número da Identidade do cônjuge (Máx. 35 caracteres, só número, campo obrigatório)

Órgão Emissor RG*: Sigla do Órgão Emissor do RG do cônjuge (só número, campo obrigatório)

Data de Emissão RG*: Data de emissão do RG do cônjuge (Máx. 10 caracteres, só número, campo obrigatório) – dd/mm/aaaa

NIS: Número de Identificação Social do cônjuge (Máx. 35 caracteres, só número)

NIT: Número de Inscrição do Trabalhador do cônjuge

 

Estimativa de Plantio

Cultura: Cultura que o agricultor vai plantar.

Especificação: Especificação da cultura que o agricultor vai plantar

Adquiriu (ano anterior): Quantidade em KG que o agricultor plantou

Adquirir (ano atual): Quantidade em KG que o agricultor planeja plantar

 

Práticas Agrícolas

Prática: Prática agrícola que o agricultor usa para conservar sua área.

Realizada (ano anterior): área em hectares que o agricultor fez a prática acima citada

Realizará (ano atual): área em hectares que o agricultor planeja fazer a prática acima citada

 

Sistema de Plantio (Principal e Consorciado)

Cultura (pura): Cultura na qual o agricultor planta ela pura

Especificação (pura): Especificação da cultura na qual o agricultor planta ela pura

Área cultivada (pura): Quantidade da área em hectares que o agricultor planta ela pura

Cultura (Consorciada): Cultura na qual o agricultor planta consorciada com outra cultura

Especificação (Consorciada): Especificação da cultura na qual o agricultor planta consorciada com outra cultura

Área cultivada (Consorciada): Quantidade da área em hectares que o agricultor planta consorciada com outra cultura.



CADASTROS

Armazém Regional

1. Ao clicar em “Armazém Regional”, o sistema abrirá a lista completa dos Armazéns Regionais cadastrados.

2. Para cadastrar um novo Armazém, clique no botão “Novo

3. Preencha todos os dados e clique no botão “Inserir

IMPORTANTE: Os campos que estão com asterisco(*) são obrigatórios.

 

Segue logo abaixo a explicação de todos os campos do Cadastro do Armazém Regional:

Nome*: Nome do Armazém Regional (Máx. 80 caracteres, campo obrigatório)

Responsável:: Responsável pelo Armazém Regional (Máx. 80 caracteres)

Município*: Município onde o Armazém Regional está localizado (campo obrigatório)

Distrito*: Distrito onde o Armazém Regional está localizado (campo obrigatório)

Localidade*: Localidade onde o Armazém Regional está localizado (campo obrigatório)

CEP: Código de Endereçamento Postal onde se localiza o Armazém Regional (Máx. 8 caracteres, só números )

Endereço*: Localização do Armazém Regional (Máx. 80 caracteres)

Número: Número que identifica o imóvel onde funciona o Armazém Regional

Complemento: Informação complementar a respeito do endereço do Armazém Regional.

Fone: Contato telefônico (fixo) do Armazém Regional – (xx) xxxx-xxxx

Fone Outro: Outro contato telefônico (fixo) do Armazém Regional, que pode ser fornecido – (xx) xxxx-xxxx

E-mail: Contato (correio eletrônico) com o Armazém Regional

E-mail Outro: Contato (correio eletrônico) com o Armazém Regional

URL: Endereço de internet do Armazém Regional

 


CADASTROS

Boletos Anteriores

Esse ítem só será usado, quando o produtor vier buscar o boleto para pagamento e na consulta não houver boleto a ser impresso.

1) Ao escolher boletos anteriores, preencher todos os campos referentes ao boleto que o produtor quer pagar.

Obs.: Para cada cultura, uma nova inserção. Exemplo: Se o boleto tiver mais de uma cultura, preencher os dados para a primeira cultura, clicar em “Inserir”. abrirá uma nova tela em branco e serão preenchidos todos os campos novamente para a próxima cultura. Ao término do preenchimento clicar no botão inserir e assim será feito para as próximas culturas constantes no boleto.

 

Segue logo abaixo a explicação de todos os campos do Cadastro de Boletos Anteriores:

Inscrição*: Inscrição do Agricultor no Hora de Plantar (Máx. 10 caracteres, campo obrigatório)

Nº BM*:: Número do BM do agricultor (Máx. 06 caracteres)

Nome*:: Nome do Agricultor (Máx. 80 caracteres, campo obrigatório)

CPF*:: Número do CPF do agricultor (Máx. 11 caracteres, números, pontos e traço, campo obrigatório)

Programa*:: Número referente ao Programa correspondente ao que se está preenchendo (Máx. 02 caracteres, campo obrigatório)

Data do Recebimento*:: Data do recebimento da semente constante no boleto (campo obrigatório, usa-se número e barras)

Vencimento*:: Data do vencimento do boleto (campo obrigatório, usa-se número e barras)

Valor Total do Boleto*:: Valor total de todas as sementes, sem o desconto (campo obrigatório, só números, sem casas decimais)

Valor do Desconto*:: Valor do desconto (50%, do valor total) constante no boleto (campo obrigatório, só números, sem casas decimais)

Valor cobrado*:: Valor cobrado (50%, do valor total) constante no boleto (campo obrigatório, só números, sem casas decimais)

Município*:: Município do agricultor constante no boleto (campo obrigatório)

Cultura*:: 1ª cultura constante no boleto (se houver uma segunda cultura, só será inserida após inserir a 1ª, os campos serão preenchidos todos novamente.

Especificação*:: Especificação da cultura (campo obrigatório )

Quantidade*:: Quantidade específica da 1ª cultura inserida (campo obrigatório)(se houver uma segunda cultura, só será inserida após inserir a 1ª, os campos serão preenchidos todos novamente.

Valor Total da Cultura*:: Valor total da 1ª cultura (se houver uma segunda cultura, só será inserida após inserir a 1ª, os campos serão preenchidos todos novamente.



CADASTROS

Fornecedores

1. Ao clicar em “Fornecedores”, o sistema abrirá a lista completa dos Fornecedores cadastrados.

2. Para cadastrar um novo Fornecedor, clique no botão “Novo

3. Preencha todos os dados e clique no botão “Inserir

IMPORTANTE: Os campos que estão com asterisco(*) são obrigatórios.


Segue logo abaixo a explicação de todos os campos do Cadastro dos Fornecedores:

Nome*: Nome do Fornecedor (Máx. 80 caracteres, campo obrigatório)

CPF/CNPJ*: Número de CPF ou número de CNPJ do Fornecedor (campo obrigatório)

UF*: Unidade de Federação (Estado) do Fornecedor (campo obrigatório)

Município*: Município do Fornecedor (campo obrigatório)

Distrito: Distrito do Fornecedor

Localidade*: Localidade do Fornecedor (campo obrigatório)

CEP: Código de Endereçamento Postal do Fornecedor (Máx. 8 caracteres, só números )

Bairro: Bairro onde se localiza o Fornecedor

Endereço*: Localização fixa do Fornecedor (Máx. 80 caracteres)

Número: Número que identifica o imóvel do Fornecedor

Complemento: Informação complementar a respeito do endereço do Fornecedor

Fone: Contato telefônico (fixo) do Fornecedor – (xx) xxxx-xxxx

Fone Outro: Outro contato telefônico (fixo) do Fornecedor(xx) xxxx-xxxx

E-mail: Contato (correio eletrônico) com o Fornecedor

E-mail Outro: Contato (correio eletrônico) com o Fornecedor

URL: Endereço de internet do Fornecedor

 


CADASTROS

Lote

1. Ao clicar em “Lote”, o sistema abrirá a lista completa dos Lotes cadastrados.

2. Para cadastrar um novo Lote, clique no botão “Novo

3. Preencha todos os dados e clique no botão “Inserir

4. Se quiser pesquisar algum lote, clique no botão “Pesquisar” e preencha os dados solicitados.

IMPORTANTE: Os campos que estão com asterisco(*) são obrigatórios.

 

Segue logo abaixo a explicação de todos os campos do Cadastro de Lotes:

Fornecedor*: Nome do Fornecedor responsável pelo Lote a ser cadastrado (campo obrigatório)

Nº do Lote*: Número do Lote a ser cadastrado (campo obrigatório)

 


CADASTROS

Responsável

1. Ao clicar em “Responsável”, o sistema abrirá a lista completa dos Responsáveis cadastrados.

2. Para cadastrar um novo Responsável, clique no botão “Novo

3. Preencha todos os dados e clique no botão “Inserir

4. Se quiser pesquisar por algum Responsável, preencha os dados solicitados e clique no botão “Pesquisar

IMPORTANTE: Os campos que estão com asterisco(*) são obrigatórios.

 

Segue logo abaixo a explicação de todos os campos do Cadastro do Responsável:

Responsável por*: Escolha a opção do Responsável: Armazém, Transportadora ou Viveirista

Nome*: Nome do Responsável pelo Armazém, ou transportadora ou viveirista.

Sexo*: Tipo de Sexo do Responsável

Estado Civil: Situação conjugal do Responsável.

Grau de Instrução: Grau de Escolaridade do Responsável

Nome da Mãe: Nome da Mãe do Responsável

Nome do Pai: Nome do Pai do Responsável (campo obrigatório)

 

Aba: Documento:

CPF*: Número do CPF do Responsável (Máx. 11 caracteres, só números, campo obrigatório)

Título de Eleitor: Número do Título de Eleitor do Responsável (só números, campo obrigatório)

RG: Número da Identidade do Responsável (só números)

Órgão Expedidor: Sigla do Órgão Expedidor do RG

 

Aba: Endereço:

UF: Unidade de Federação do Responsável (Estado)

Município*: Município onde o Responsável reside (campo obrigatório)

Distrito*: Distrito onde o responsável reside (campo obrigatório)

Localidade: Localidade onde o responsável reside (campo obrigatório)

CEP: Código de Endereçamento Postal do endereço do Responsável (Máx. 8 caracteres, só números)

Bairro: Bairro onde reside o Responsável.

Endereço*: Localização fixa do Responsável (Máx. 80 caracteres, campo obrigatório)

Número: Número que identifica o imóvel do Responsável

Complemento: Informação complementar a respeito do endereço do Responsável

 

Aba: Outros dados:

Fone: Contato telefônico (fixo) do Responsável – (xx) xxxx-xxxx

Fone Outro: Outro contato telefônico (fixo) do Responsável (xx) xxxx-xxxx

E-mail: Contato (correio eletrônico) com o Responsável

E-mail Outro: Outro contato (correio eletrônico) com o Responsável

 


CADASTROS

Técnico

1. Ao clicar em “Técnico”, o sistema abrirá a lista completa dos técnicos responsáveis pelo Biodiesel cadastrados.

2. Para cadastrar um novo , clique no botão “Novo

3. Preencha todos os dados e clique no botão “Inserir

4. Se quiser pesquisar por algum Técnico, clique no botão “Pesquisar“, preencha os dados solicitados e clique no botão “Pesquisar“.

IMPORTANTE: Os campos que estão com asterisco(*) são obrigatórios.

 

Segue logo abaixo a explicação de todos os campos do Cadastro de Técnicos:

Nome*: Nome do Técnico Responsável pelo Agricultor.

Sexo*: Tipo de Sexo do Técnico

Estado Civil: Situação conjugal do Técnico.

Grau de Instrução: Grau de Escolaridade do Técnico

Nome da Mãe: Nome da Mãe do Técnico

Nome do Pai: Nome do Pai do Técnico

 

Aba: Documento:

CPF*: Número do CPF do Técnico (Máx. 11 caracteres, só números, campo obrigatório)

CREA*: Número do CREA do Técnico (campo obrigatório)

Assistência Técnica: Escolha a Assistência Técnica que dá suporte ao agricultor (campo obrigatório)

RG: Número da Identidade do Técnico (só números)

Órgão Expedidor: Sigla do Órgão Expedidor do RG

 

Aba: Endereço:

Município*: Município onde o Técnico reside (campo obrigatório)

Distrito*: Distrito onde o Técnico reside (campo obrigatório)

Localidade*: Localidade onde o Técnico reside (campo obrigatório)

CEP: Código de Endereçamento Postal do endereço do Técnico (Máx. 8 caracteres, só números)

Bairro: Bairro onde reside o Técnico

Endereço*: Localização fixa do Técnico (Máx. 80 caracteres, campo obrigatório)

Número: Número que identifica o imóvel do Técnico

Complemento: Informação complementar a respeito do endereço do Técnico

 

Aba: Outros dados:

Fone: Contato telefônico (fixo) do Técnico – (xx) xxxx-xxxx

Fone Outro: Outro contato telefônico (fixo) do Técnico (xx) xxxx-xxxx

E-mail: Contato (correio eletrônico) com o Técnico

E-mail Outro: Outro contato (correio eletrônico) com o Técnico

 


CADASTROS

Transportadora

 

1. Dentro deste, poderão ser cadastradas todas as transportadoras encarregadas de levar as sementes até o local de distribuição.

2. Após clicar em “Transportadora“, serão listadas todas as transportadoras já cadastradas. Para você cadastrar uma nova transportadora, clique no botão “Novo“. Será mostrada uma tela para um novo cadastro.

3. Preencha todos os dados corretamente, lembrando que os campos com asterisco (*) são obrigatórios. Para cadastrar o responsável, clique no ícone ao lado do campo “Responsável“. Salve, volte para a transportadora e clique no botão “Inserir“.


Segue logo abaixo a explicação de todos os campos do Cadastro de Transportadoras:

Nome*: Nome da Transportadora (Máx. 80 caracteres, campo obrigatório)

Responsável*: Responsável pela Transportadora (campo obrigatório)

CNPJ*: Número de CNPJ da Transportadora (campo obrigatório)

 

Aba: Endereço:

UF*: Unidade de Federação (Estado) da Transportadora (campo obrigatório)

Município*: Município da Transportadora (campo obrigatório)

Distrito: Distrito da Transportadora

Localidade*: Localidade da Transportadora (campo obrigatório)

CEP: Código de Endereçamento Postal da Transportadora (Máx. 8 caracteres, só números )

Endereço*: Localização fixa da Transportadora (Máx. 80 caracteres)

Número: Número que identifica o imóvel da Transportadora

Complemento: Informação complementar a respeito do endereço da Transportadora

 

Aba: Outros Dados:

Fone: Contato telefônico (fixo) da Transportadora – (xx) xxxx-xxxx

E-mail: Contato (correio eletrônico) com a Transportadora

Inscrição Estadual: Inscrição Estadual da Transportadora

 


CADASTROS

Viveirista

1. Dentro deste, poderão ser cadastrados todos os viveiristas.

2. Após clicar em “Viveirista“, serão listados todos as viveiristas já cadastrados. Para você cadastrar um novo viveirista, clique em “Novo“. Será mostrada uma tela para um novo cadastro.

3. Preencha todos os dados corretamente, lembrando que os campos com asterisco (*) são obrigatórios. , clique no ícone ao lado do campo “Responsável“. Salve, volte para viveirista e clique no botão “Inserir“.

IMPORTANTE: Os campos que estão com asterisco(*) são obrigatórios.

 

Segue logo abaixo a explicação de todos os campos do Cadastro dos Viveiristas:

Nome*: Nome do Viveirista (Máx. 80 caracteres, campo obrigatório)

Responsável*: Responsável pelo Viveirista (campo obrigatório)

Município*: Município do Viveirista (campo obrigatório)

Distrito: Distrito do Viveirista

Localidade*: Localidade do Viveirista (campo obrigatório)

CEP: Código de Endereçamento Postal do Viveirista (Máx. 8 caracteres, só números )

Endereço*: Localização fixa do Viveirista (Máx. 80 caracteres)

Número: Número que identifica o imóvel do Viveirista

Complemento: Informação complementar a respeito do endereço do Viveirista

Fone: Contato telefônico (fixo) do Viveirista – (xx) xxxx-xxxx

E-mail: Contato (correio eletrônico) com o Viveirista

 


DOCUMENTOS

ARMAZÉM Entrada:

a) Ao escolher essa opção, o sistema mostrará as notas das sementes que deram entrada no Armazém Regional.

b) Para cadastrar uma nova entrada, clique no botão “Novo

c) Ao clicar no botão “Novo“, o sistema irá mostrar uma tela de preenchimento.

d) Preencha todos os dados que o sistema solicita. Ao terminar clique no botão “Inserir“. Até então não foi cadastrada nenhuma cultura a respeito da Nota Fiscal. Esse cadastro será feito no próximo passo.

e) Após fazer a inserção da Nota Fiscal, clique no botão “Culturas” para inserir as culturas referentes a Nota Fiscal

f) Clique no botão “Novo” para inserir a primeira cultura.

g) Preencha os dados da cultura e clique no botão “Inserir

h) Para inserir o restante das culturas, clique novamente no botão “Novo” e assim por diante.

i) Ao finalizar a inserção das culturas, clique no botão “Retornar“. O sistema irá mostrar as culturas que foram cadastradas. Clique novamente no botão “Retornar“.

j) O sistema irá voltar para a Nota Fiscal, onde será concluída e confirmada a Nota Fiscal. Clique no botão “Confirmar“, confirme a atualização e pronto, a nota já estará lançada.

l) Para fazer uma pesquisa a respeito de notas cadastradas, clique no botão “Pesquisar

 

Saídas Municípios

Essa tela irá trazer todos os dados de saídas que foram cadastrados no sistema.

a) Ao escolher essa opção, o sistema mostrará as notas das sementes que saíram do Armazém Regional.

b) Para cadastrar uma nova saída, clique no botão “Novo

c) Ao clicar no botão “Novo“, o sistema irá mostrar uma tela de preenchimento.

d) Preencha todos os dados que o sistema solicita. Ao terminar clique no botão “Inserir“. Até então não foi cadastrada nenhuma cultura a respeito da Nota Fiscal. Esse cadastro será feito no próximo passo.

e) Após fazer a inserção da Nota Fiscal, clique no botão “Culturas” para inserir as culturas referentes a Nota Fiscal de saída.

f) Clique no botão “Novo” para inserir a primeira cultura.

g) Preencha os dados da cultura e clique no botão “Inserir

h) Para inserir o restante das culturas, clique novamente no botão “Novo” e assim por diante.

i) Ao finalizar a inserção das culturas, clique no botão “Retornar“. O sistema irá mostrar as culturas que foram cadastradas. Clique novamente no botão “Retornar“.

j) O sistema irá voltar para a Nota Fiscal, onde será concluída e confirmada a Nota Fiscal de saída. Clique no botão “Confirmar“, confirme a atualização e pronto, a nota já estará lançada.

m) Para fazer uma pesquisa a respeito de notas cadastradas, clique no botão “Pesquisar

 

Transferências

Ao clicar em Transferências o sistema solicitará informações da nota fiscal e das sementes que serão transferidas.

1. No primeiro momento ele vai mostrar todas as transferências já realizadas. Para uma nova transferência clique no botão “Novo“.

2. Preencha todos os dados e clique no botão e clique no botão “Inserir

3. Ao clicar no botão acima citado, o programa criará logo abaixo um botão “Novo“, para incluir as culturas que irão ser transferidas.

4. Clique no botão “Novo” e comece a inserir as culturas.

5. Insira todas as culturas, seguindo basicamente os passos para inserção de culturas. Terminando, clique no botão “Confirmar

 

Perdas

Ao clicar em Perdas o sistema solicitará informações da nota fiscal e das sementes que foram perdidas.

1. No primeiro momento ele vai mostrar todas as perdas já realizadas. Para uma nova perda clique no botão “Novo“.

2. Preencha os campos: Armazém Regional, Tipo de Movimento, Motivo e clique no botão “Inserir

3. Ao clicar no botão acima citado, o programa criará logo abaixo um botão “Novo“, para incluir as culturas que foram perdidas.

4. Clique no botão “Novo” e comece a inserir as culturas.

5. Insira todas as culturas, seguindo basicamente os passos para inserção de culturas. Terminando, clique no botão “Confirmar

 


DOCUMENTOS

Estoque Inicial

Neste, nós encontraremos as notas fiscais e os produtos referentes, para confirmarmos e estarmos aptos a distribuição.

1. Ao clicar em Estoque Inicial, o sistema abrirá uma lista de todas as notas fiscais cadastradas pelo responsável pelo cadastramento dessas notas.

2. Clique no ícone (lápis) que antecede o município para editar a nota fiscal e fazer a confirmação do estoque.

3. O sistema abrirá a nota fiscal com as sementes enviadas para o município.

4. Verifique todos os dados da nota. Se tudo estiver correto, insira a data, a hora do recebimento das sementes e clique no botão “Atualizar“.

5. Após clicar no botão “Atualizar“, clique no botão “Confirmar“.

6. Feito isso, todas as sementes da Nota Fiscal confirmada entrarão automaticamente no estoque do município.

7. Pronto. O sistema está pronto para a distribuição das sementes.

 


DOCUMENTOS

Distribuição

Novo

Neste, o sistema mostrará uma nova distribuição, sem mostrar os que já foram feitos.

a) O Sistema abrirá uma tela para preenchimento;

b) Preencha os dados de Município e Agricultor e clique no botão “Inserir“.

c) Se observar, logo abaixo dos dados do agricultor, o sistema vai pedir pra colocar as culturas que o agricultor quer levar. Clique no botão “Novo“, para colocar as culturas.

d) Digite a primeira cultura e os campos pertencentes a cultura e insira, no ícone a esquerda da cultura. Se quiser outra cultura, comece clicando novamente no botão “Novo” e salve a cultura clicando no ícone ao lado da cultura.

e) Quando terminar a distribuição, clique no botão “Confirmar“.

f) Na tela seguinte, podemos imprimir o Boletim de Movimento. Para a impressão, clique no botão “Boletim Movimento“.

g) Quando for novamente na Aba “Distribuição”, aparecerá uma tela com todas as suas distribuições. Se quiser entrar na distribuição de determinado agricultor, clique no ícone que antecede o município.

h) Dentro de “Distribuição“, existe um botão “Pesquisar“. Se quiser procurar um agricultor dentre tantos que aparecem na tela, clique no botão “Pesquisar“.

 

Consulta

O sistema abrirá uma tela de pesquisa, onde terá que escolher a informação que quer mostrar em tela. Escolha a(s) informação(ões) que quer e clique no botão “Pesquisar

 

Brasil sem miséria

Novo

Preencher os campos e escolher pelo nome, o agricultor apto a receber sementes do Programa Brasil Sem Miséria.

Obs.: A lista de agricultores mostrada, antes terá que ser enviada a SDA/TI, via fax ou e-mail essa lista de agricultores participantes do programa. No ato da distribuição essa lista será mostrada

a) Preencha os dados de Município e nome do agricultor e clique no botão “Inserir“.

b) Se observar, logo abaixo dos dados do agricultor, o sistema vai pedir pra colocar as culturas que o agricultor quer levar. Clique no botão “Novo“, para colocar as culturas.

c) Digite a primeira cultura e os campos pertencentes a cultura e insira, no ícone a esquerda da cultura. Se quiser outra cultura, comece clicando novamente no botão “Novo” e salve a cultura clicando no ícone ao lado da cultura.

d) Quando terminar a distribuição, clique no botão “Confirmar“.

e) Na tela seguinte, podemos imprimir o Boletim de Movimento. Para a impressão, clique no botão “Boletim Movimento“.

f) Dentro de “Distribuição“, existe um botão “Pesquisar“. Se quiser procurar um agricultor dentre tantos que aparecem na tela, clique no botão “Pesquisar“.

g) A tela seguinte te dá as opções de pesquisa. Escolha as opções de pesquisa que quer e clique no botão “Pesquisar“.

 

Consulta

O sistema abrirá uma tela de pesquisa, onde terá que escolher a informação que quer mostrar em tela. Escolha a(s) informação(ões) que quer e clique no botão “Pesquisar

 


DOCUMENTOS

Boletos

Impressão de Boletos para pagamento 2011

1. Veremos agora a impressão de boletos para pagamento 2011.

2. Ao clicar em “Impressão de boletos para pagamento 2011″ o sistema solicitará um CPF.

3. Preencha com o CPF do agricultor que quer pagar o Boleto e clique no botão “Pesquisar“.

4. Na tela seguinte serão mostrados todos os débitos do agricultor.

Exemplo: O Sistema mostra que o agricultor deve o HP 18. O agricultor veio pegar o boleto para pagamento. Muito bem, clique no programa que o agricultor está devendo.

5. A tela seguinte mostrará o boleto a ser impresso. Clique no botão “Impressão“. Será mostrado o boleto em tela maior, comece a imprimir tradicionalmente (arquivo, imprimir, etc…)

6. Para dar baixa em um pagamento (boleto), clique no valor do boleto.

7. Será mostrada uma tela para efetuar o pagamento. Clique em “Efetuar Pagamento“. O sistema perguntará se realmente deseja efetuar esse pagamento. Se tiver certeza do procedimento, clique em “OK“.

8. A tela seguinte mostrará que o agricultor não tem mais pendências.

 

Impressão de Boletos para pagamentos Anteriores

1. Seguir os mesmos procedimentos do ìtem anterior.

 


DOCUMENTOS

Remanejamento

Saída

Veremos agora como remanejar as sementes que sobraram ou que outro município tenha solicitado.

1. Inicialmente, quando se vai lançar o primeiro remanejamento o sistema mostra uma tela avisando que não existe nada a exibir.

2. Para um novo Remanejamento clique no botão “Novo“.

3. Preencha os campos solicitados pelo sistema. Clique no botão “Inserir” para lançar as culturas, logo abaixo do transportador.

4. Clique no botão “Novo” da aba culturas.

5. Preencha os campos da cultura. Logo depois salve a linha da cultura, clicando no ícone ao lado da cultura. Se quiser uma nova cultura, continue clicando no botão “Novo” e salvando no ícone citado.

6. Após inserir todas as culturas, clique no botão “Confirmar“.

 

Entrada

1. A tela seguinte mostrará todos os remanejamentos que saíram e que a entrada ainda não foi confirmada. Observe que na coluna “Situação“, a entrada ainda está pendente, ou seja, ainda não foi dada a entrada da cultura no município. Clique no ícone que antecede o nome do município ao que confirmaremos a entrada da cultura.

2. Na tela abaixo veremos o remanejamento feito por quem enviou a semente. Na realidade, apenas iremos confirmar se é verdade o que foi enviado até o município de destino. Se confirmar realmente o que chegou, coloque a data de entrada.

3. Clique no botão “Confirmar” para o sistema atualizar o novo estoque.

4. A tela seguinte mostrará a confirmação da entrada da semente.

 


DOCUMENTOS

Devolução/Perda

1. Veremos agora como devolver as sementes que sobraram ou lançar o extravio.

a) Ao clicar em “Devolução/Perdas”, o sistema mostrará todos os documentos já feitos de Devolução/Perdas. Clicar no botão “Novo” para criar um novo extravio e/ou devolução.

b) Preencher os campos solicitados, após isso clicar no botão “Inserir“. O sistema mostrará logo abaixo os campos para preenchimento das culturas a serem cadastradas.

c) Clique no botão “Novo” da aba culturas. Agora lançaremos as culturas. Este procedimento deve ser feito para cada cultura.

d) Preencha os campos da cultura. Logo depois insira a linha, clicando no ícone ao lado da cultura. Se quiser uma nova cultura, continue clicando no botão “Novo” e salvando no ícone citado.

e) A tela seguinte mostra a cultura que foi extraviada. Verifique se está tudo corretamente preenchido e clique no botão “Confirmar“.

f) Para voltar a tela anterior clique no botão “Retornar

 


DOCUMENTOS

Aposentadoria

O relatório proposto, contém informações concretas de todos os procedimentos de distribuição e histórico dos Agricultores.

1. Ao clicar em “Aposentadoria”, o sistema trará para preenchimento os dados para a pesquisa. Coloque o CPF do agricultor que quer o documento e clique no botão “Pesquisar“.

2. Esse documento trará o cadastro do agricultor com todo o histórico de distribuições para fim de aposentadoria. Clique no botão “Impressão” e siga as orientações padrão para impressão.



DOCUMENTOS

Declaração

 

Esta Declaração terá que ser impressa e assinada pelo Agricultor no ato do recebimento da semente.

Ela orienta o produtor a não fazer outro uso da semente, a não ser plantar.

a) Imprima a declaração, clicando no botão “Impressão“. Cada Agricultor terá a sua declaração.

 

 


PROJETOS – Milho Ração

Cadastro Agricultor

Participar

1. Ao clicar em “Participar” o sistema abrirá uma tela de pesquisa.

2. Informe o CPF do participante e clique no botão “Pesquisar“.

3. O sistema trará em tela todas as informações do agricultor que está cadastrado na ADAGRI. Conclua o cadastro e clique o botão “Participar“.


Segue logo abaixo a explicação de todos os campos pertencentes ao Cadastro do Agricultor:

CPF*: Número do CPF do Agricultor (Máx. 11 caracteres, só números, campo obrigatório).

Nome*: Nome do Agricultor (Máx. 80 caracteres, campo obrigatório).

Sexo*: Tipo de sexo (campo obrigatório)

Estado Civil: Situação conjugal do Agricultor

Grau de Instrução: Escolaridade do agricultor

Nome da Mãe: Nome da genitora do agricultor

Nome do Pai: Nome do genitor do agricultor

 

Aba: Documento

DAP*: Número da DAP do Agricultor (Máx. 35 caracteres, campo obrigatório)

RG*: Número da Identidade do Agricultor. (Máx. 35 caracteres, só número, campo obrigatório)

Número do Registro da ADAGRI: Número registrado na ADAGRI.

Órgão Expedidor RG*: Sigla do Órgão Emissor do RG do Agricultor (só número, campo obrigatório)

Título de Eleitor: Sigla do Órgão Emissor do RG do Agricultor (só número, campo obrigatório)

 

Aba: Endereço

UF.: Unidade da Federação onde o agricultor mora.

Município*: Município onde o agricultor reside e planta (campo obrigatório)

Distrito*: Distrito onde o agricultor reside e planta (campo obrigatório)

Localidade*: Localidade onde o agricultor reside e planta (campo obrigatório)

CEP: Código de Endereçamento Postal do endereço do Agricultor (Máx. 8 caracteres, só números )

Endereço*: Localização da residência do agricultor

Número: Número que identifica a residência do agricultor

Complemento: Informação complementar a respeito da residência do agricultor

Bairro: bairro onde se localiza a casa do agricultor

 

Aba: Outros Dados

Fone: Contato telefônico (fixo) do Fornecedor – (xx) xxxx-xxxx

Fone Outro: Outro contato telefônico (fixo) do Fornecedor(xx) xxxx-xxxx

E-mail: Contato (internet) com o Fornecedor

 

Aba: Atividades do Agricultor

Dados relativos ao rebanho do agricultor. Dados trazidos do Sistema da ADAGRI .

 

Consultar Participantes

1. Ao clicar em “Consultar Participantes” o sistema abrirá uma tela com todos os participantes cadastrados.

2. Clique no “lápis” que antecede o CPF para editar o cadastro a quem interessar.

Importante: O Sistema só trará o cadastro de quem já está cadastrado no SIDAGRO, mesmo que já tenha cadastro no HPNet

 


PROJETOS – Milho Ração

Entrada Ceasa

Entrada:

1. Ao escolher essa opção, o sistema mostrará os documentos de entrada do milho ração que já foram cadastrados.

2. Para cadastrar um novo documento de entrada, clique no botão “Novo

3. Ao clicar no botão “Novo“, o sistema irá mostrar uma tela de preenchimento.

4. Preencha todos os dados que o sistema solicita. Ao terminar clique no botão “Inserir“. Até então o milho não foi cadastrado. Esse cadastro será feito no próximo passo.

5. Após clicar no botão “Inserir“, clique no botão “Culturas” para inserir o milho ração referente ao documento.

6. Clique no botão “Novo” para inserir o milho ração.

7. Preencha os dados do milho e clique no botão “Inserir

8. Ao finalizar a inserção do milho ração, clique no botão “Retornar“. O sistema irá mostrar o que foi cadastrado. Clique novamente no botão “Retornar“.

9. O sistema voltará para o documento, onde será concluído e confirmado o mesmo. Clique no botão “Confirmar“, confirme a atualização e pronto, o documento de entrada do milho ração já estará lançado.

10. Para fazer uma pesquisa a respeito dos documentos de entrada cadastrados, clique no botão “Pesquisar

 

Saída Ceasa

Saída:

Essa tela irá trazer todos os dados de documentos de saída que foram cadastrados no sistema.

1. Ao escolher essa opção, o sistema mostrará os documentos de saída do milho ração.

2. Para cadastrar uma nova saída, clique no botão “Novo

3. Ao clicar no botão “Novo“, o sistema mostrará uma tela de preenchimento.

4. Preencha todos os dados que o sistema solicita. Ao terminar clique no botão “Inserir“. Até então não foi cadastrado ainda o milho ração. Esse cadastro será feito no próximo passo.

5. Após fazer a inserção do documento de saída, clique no botão “Culturas” para inserir o milho ração.

6. Clique no botão “Novo” para inserir o milho ração.

7. Preencha os dados do milho e clique no botão “Inserir

8. Ao finalizar a inserção, clique no botão “Retornar“. O sistema irá mostrar o milho que foi cadastrado. Clique novamente no botão “Retornar“.

9. O sistema irá voltar para o documento de saída, onde será concluído e confirmado o mesmo. Clique no botão “Confirmar“, confirme a atualização e pronto, o documento já estará lançado.

10. Para fazer uma pesquisa a respeito de documentos de saída cadastrados, clique no botão “Pesquisar

 


PROJETOS – Milho Ração

Gerar Boleto 3.000kg (Agricultor Familiar)

1. Ao escolher essa opção, o sistema mostrará uma tela para pesquisa.

2. Preencha o(s) campo(s) a ser(em) pesquisado(s) e clique no botão “Pesquisar“.

3. Se não existir ainda distribuição para o agricultor que se está pesquisando, clica no botão “Novo“.

4. Preencha os campos solicitados pelo sistema: Município, Empresa, CPF e aperte a tecla “TAB“.

5. Clique no botão “Inserir“.

6. Aparecerá na tela algumas informações sobre o Agricultor e logo abaixo um botão “Novo“. (Essas informações serão trazidas do Sistema da ADAGRI)

7. Clique no botão “Novo” para incluir o milho ração a ser inserido no boleto.

8. O milho ração já vai aparecer, assim como também a quantidade que o o referido agricultor poderá comprar. Nesse caso só precisa cadastrar a quantidade que vai ser inserida no boleto.

9. Clique no botão “Inserir” para cadastrar o milho ração e logo depois no botão “Gerar Boleto”. O Sistema vai perguntar se você tem certeza que quer gerar o boleto de pagamento. Se você tiver plena certeza, clique em “OK

10. Depois de gerar o boleto, clique em “Imprimir Boleto” para imprimir o boleto e entregá-lo ao agricultor para ele fazer o pagamento.

11. O milho ração só será liberado quando o agricultor apresentar o boleto pago à EMATERCE.

12. Quando o agricultor voltar à EMATERCE com o boleto pago, siga as orientações abaixo:

a) Clique no menu Milho Ração/Gerar Boleto até 3.000kg (Agricultor Familiar), Preencha o campo “CPF” clique em “Pesquisar

b) O Sistema mostrará em tela o agricultor referente ao boleto. Clique no “lápis” que antecede o município.

c) O Sistema vai mostrar os dados completos do boleto do agricultor. Com o boleto pago em mãos, clique no botão “Confirmar Pagamento”.

d) O Sistema irá perguntar se você tem certeza que o agricultor pagou o boleto. Se tiver com o boleto pago em mãos, clique em “OK

e) Logo após a confirmação do pagamento aparecerá o botão Nota de Compra e Recebimento. Essa nota será impressa em 3 vias (as 3 vias sairão numa mesma folha). Uma via ficará na EMATERCE. As outras duas vias serão entregues ao agricultor, onde a 2ª via ele entregará ao técnico que irá despachar o milho pra ele e a 3ª via ficará com o agricultor. Não esquecer de comparar o Nº do documento do boleto com o nº do documento da Nota de Compra e Recebimento. Os dois tem que ser iguais.

f) De posse da 2ª via da Nota de Compra e Recebimento,o técnico da EMATERCE, entrará no boleto do agricultor e clicará no botão “Confirmar Recebimento”. Só clique nesse botão quando já tiver sido entregue o milho ração ao agricultor.

 


PROJETOS – Milho Ração

Gerar Boleto 6.000kg

1. Ao escolher essa opção, o sistema mostrará uma tela para pesquisa.

2. Preencha o(s) campo(s) a ser pesquisado(s) e clique no botão “Pesquisar“.

3. Se não existir ainda distribuição para o agricultor que se está pesquisando, clica no botão “Novo“.

4. Preencha os campos solicitados pelo sistema: Município, Empresa, CPF e aperte a tecla “TAB“.

5. Clique no botão “Inserir“.

6. Aparecerá na tela algumas informações sobre o Agricultor e logo abaixo um botão “Novo“.

7. Clique no botão “Novo” para incluir o milho ração a ser inserido no boleto.

8. O milho ração já vai aparecer, assim como também a quantidade que o o referido agricultor poderá comprar. Nesse caso só precisa cadastrar a quantidade que vai ser inserida no boleto.

9. Clique no botão “Inserir” para cadastrar o milho e logo depois no botão “Gerar Boleto”. O Sistema vai perguntar se você tem certeza que quer gerar o boleto de pagamento. Se você tiver plena certeza, clique em “OK

10. Depois de gerar o boleto, clique em “Imprimir Boleto” para imprimir o boleto e entregá-lo ao agricultor para pagamento.

11.O milho ração só será liberado quando o agricultor apresentar o boleto pago à EMATERCE.

12. Quando o agricultor voltar à EMATERCE com o boleto pago, siga as orientações abaixo:

a) Clique no menu Milho Ração/Gerar Boleto até 6.000kg, preencha o campo “CPF” e clique em “Pesquisar

b) O Sistema mostrará em tela o agricultor referente ao boleto. Clique no “lápis” que antecede o município.

c) O Sistema vai mostrar os dados completos do boleto do agricultor. Com o boleto pago em mãos, clique no botão “Confirmar Pagamento”.

d) O Sistema irá perguntar se você tem certeza que o agricultor pagou o boleto. Se tiver com o boleto pago em mãos, clique em “OK

e) Logo após a confirmação do pagamento aparecerá o botão Nota de Compra e Recebimento. Essa nota será impressa em 3 vias (as 3 vias sairão numa mesma folha). Uma via ficará na EMATERCE. As outras duas vias serão entregues ao agricultor, onde a 2ª via ele entregará ao técnico que irá despachar o milho pra ele e a 3ª via ficará com o agricultor. Não esquecer de comparar o Nº do documento do boleto com o nº do documento da Nota de Compra e Recebimento. Os dois tem que ser iguais.

f) De posse da 2ª via da Nota de Compra e Recebimento,o técnico da EMATERCE, entrará no boleto do agricultor e clicará no botão “Confirmar Recebimento”. Só clique nesse botão quando já tiver sido entregue o milho ração ao agricultor.

 


PROJETOS – Milho Ração

Cancelar Venda

Ao clicar em “Cancelar Venda”, o sistema mostrará uma tela solicitando alguma informação do ítem a ser cancelado. Preencha com o município e/ou CPF e clique em “Pesquisar”. Se o sistema encontrar o agricultor pelas informações fornecidas, clicar no lápis que antecede o código e quando abrir a tela com o restante dos dados, clicar no botão “Cancelar Venda” e confirmar a escolha.

 


PROJETOS – Milho Ração

Gerar listagem de Produtores para receber milho

Ao clicar nessa opção, o sistema abrirá uma tela solicitando o nome do município para gerar a listagem. Escolha o município e clique em “Pesquisar”. Na próxima tela clicar em “Gerar listagem”. O sistema gerará a listagem em tela dos agricultores que estarão aptos a receber o milho ração.

 


PROJETOS – Milho Ração

Imprimir listagem para Agricultores receberem milho

Ao clicar nessa opção, o sistema abrirá uma tela solicitando o nome do município e a data que foi gerado o relatório. Clique em “Pesquisar”. O sistema trará em tela os agricultores que estarão aptos a receber o milho ração.

 


BIODIESEL

Laudos

Nesse ítem pode-se cadastrar os laudos dos agricultores que plantaram oleaginosas para recebimento de incentivo.

Novo

1. Ao clicar em “Novo” O sistema mostrará o primeiro laudo a ser cadastrado, ou seja, o laudo 1 do agricultor.

  • Explicando os campos do laudo 1.

1.1. CPF: Inserir o CPF do agricultor (campo obrigatório)

1.2. Ao passar para o campo “Data do Laudo”, o nome do agricultor correspondente ao número do CPF digitado aparecerá ao lado (campo obrigatório)

1.3. Data do Laudo (Visita): Data da visita a propriedade do agricultor (campo obrigatório)

1.4. Crédito Rural: Se o agricultor possui ou não crédito rural (campo obrigatório)

1.5. Ao colocar todos esses ítens, o sistema trará algumas informações presentes no cadastro do agricultor (exemplo: município, Distrito, Localidade…)

1.6. Latitude: Coordenada geográfica da propriedade do agricultor (campo obrigatório)

1.7. Longitude: Localização em graus, da propriedade do agricultor (campo obrigatório)

1.8. Roteiro: orientações para chegar a propriedade do agricultor (campo obrigatório)

1.9. Técnico: Escolher o técnico responsável pelo laudo da propriedade do agricultor assistido (campo obrigatório).

1.10. Relevo da área Plantada: Tipo de relevo da área plantada do agricultor (campo obrigatório)

1.11. Condição de Acesso: Condição de acesso a propriedade do agricultor (campo obrigatório)

1.12. Área Estimada: Tamanho da área que vai receber as sementes (em hectares)

2. Após preencher os campos, clique no botão INSERIR

3. Após a inserção do Laudo 1, aparecerá dentro desse laudo, o botão laudo 2.

4. Para fazer o próximo laudo (2), clique no botão laudo 2, após isso clique no botão “Novo“o sistema vai mostrar os campos para preenchimento.

  • Explicando os campos do laudo 2

4.1. Cultura Oleaginosa*: Nome da cultura oleaginosa (campo obrigatório)

4.2. Especificação da Cultura*: Especificação da cultura acima citada (campo obrigatório)

4.3. Unidade de medida*: Unidade de medida agrária da cultura (campo obrigatório)

4.4. Área plantada*: Área plantada em relação a cultura oleaginosa (campo obrigatório)

4.5. Data do Plantio*: Data que o agricultor fez o plantio. (só números, campo obrigatório)

4.6. Objetivo*: Objetivo da Visita ao agricultor (campo obrigatório)

4.7. Orientações*: Orientações repassadas ao agricultor (campo obrigatório)

4.8. Stand (%)*: Espaço entre uma planta e outra (campo obrigatório)

4.9. Germinação (%): Percentual de quanto foi germinado (campo obrigatório)

4.10. Toco (ha)*: Aspecto da área de cultivo (campo obrigatório)

4.11. Destocado (ha)*: Aspecto da área de cultivo (campo obrigatório)

5. Para fazer o próximo laudo (3), clique no botão laudo 3, que está dentro do laudo 2, após isso clique no botão “Novo“o sistema vai mostrar os campos para preenchimento.

  • Explicando os campos do laudo 3

5.1. Objetivo*: Objetivo da Visita ao agricultor (campo obrigatório)

5.2. Orientações*: Orientações repassadas ao agricultor (campo obrigatório)

5.3. Produto*: Semente a ser plantada (campo obrigatório)

5.4. Especificação da Cultura*: Especificação da cultura acima citada (campo obrigatório)

5.5. Área Plantada*: Tamanho da área para receber a semente (campo obrigatório)

5.6. Área Atual*: Área atual a ser plantada (campo obrigatório)

5.7. Área Anterior*: Área que foi plantada anteriormente (campo obrigatório)

5.8. Stand Atual (%): Espaço entre uma planta e outra que foi plantada anteriormente (campo obrigatório)

5.9. Germinação (%): Percentual de quanto foi germinado (campo obrigatório)

5.10. Data do Plantio*: Data que o agricultor fez o plantio. (só números, campo obrigatório)

5.11. Data do Replantio*: Data que o agricultor fez o replantio. (só números, campo obrigatório)

5.12. Químico: Quantidade de produto químico que usou

5.13. Orgânico: Quantidade de produto orgânico que usou

5.14. Aspecto Geral da Cultura*: Aspecto da cultura (campo obrigatório)

5.15. Desenvolvimento Vegetativo*: Desenvolvimento da Planta (campo obrigatório)

5.16. Impactos Decorrentes de Eventos Climático*: (campo obrigatório)

5.17. Área Estimada (2012)*: Área estimada para plantar em 2012 (campo obrigatório)

5.18. Números de Capinas Realizadas*: Quantidade de capinas realizadas durante o plantio (campo obrigatório)

5.19. Data da última Capina*: Data que o agricultor capinou pela última vez. (só números, campo obrigatório)

5.20. Método de Capinagem*: Método que utilizou para capinar (campo obrigatório)

5.21. Ocorrências de Praga*: informar qual o tipo de ocorrência de pragas que a plantação sofreu.

5.22. Ocorrências de Doenças*: informar qual o tipo de ocorrência de doenças que a plantação sofreu.

Consultar

1. Ao clicar em Consulta, o sistema vai mostrar uma tela de pesquisa.

2. Escolha o ítem ou os ítens a serem pesquisados e clique em “Pesquisar”.

3. Ao encontrar o ítem pesquisado, clique no “lápis” que antecede o nome do agricultor, para editá-lo.

 


RELATÓRIO

Agricultor Familiar

1. Ao clicar em “Agricultor Familiar“, o sistema abrirá uma tela de pesquisa.

2. Informe os dados e clique no botão “Pesquisar“.

3. O sistema mostrará em tela todas as informações necessárias.

4. Os campos que serão mostrados no relatório são:


– Município

– Total de Registros

– Nome

– CPF

– Nome Cônjuge

– CPF Cônjuge

– Distrito

– Localidade

– DAP

– Endereço

 


RELATÓRIO

Agricultor com Débito

Programas Antigos

1. Ao clicar em “Programas Antigos“, o sistema abrirá uma tela de pesquisa.

2. Informe os dados e clique no botão “Pesquisar“.

3. O sistema mostrará em tela todas as informações necessárias.

4. Os campos que serão mostrados no relatório são:


– Município

– Nome

– CPF

– Programa

– Vencimento

– Valor

 

Programa Atual

1. Ao clicar em “Programa Atual“, o sistema abrirá uma tela de pesquisa.

2. Informe os dados e clique no botão “Pesquisar“.

3. O sistema mostrará em tela todas as informações necessárias.

4. Os campos que serão mostrados no relatório são:


– Município

– Nome

– CPF

– Valor Líquido

– Data de Vencimento

– Valor

– Programa

 


RELATÓRIO

Agricultor com conta

 

1. Ao clicar em “Agricultor com Conta“, o sistema abrirá uma tela de pesquisa.

2. Informe os dados que quer pesquisar e clique no botão “Pesquisar“.

3. O sistema mostrará em tela todas as informações necessárias.

4. Os campos que serão mostrados no relatório são:


– Município

– Nome

– CPF

– Agência

– Conta

– Nome do Usuário

– Data do Cadastro

 


RELATÓRIO

Agricultor por Programa

Agricultor por Município

1. Ao clicar em “Agricultor por Município”, o sistema abrirá uma tela de pesquisa.

2. Informe os dados que quer pesquisar e clique no botão “Pesquisar“.

3. O sistema mostrará em tela todas as informações necessárias.

4. Os campos que serão mostrados no relatório são:


– Município

– Nome

– CPF

– Distrito

– Localidade

– Endereço


Agricultor por Município Quantidade

1. Ao clicar em “Agricultor por Município Quantidade“, o sistema abrirá uma tela de pesquisa.

2. Informe os dados e clique no botão “Pesquisar“.

3. O sistema mostrará em tela todas as informações necessárias.

4. Os campos que serão mostrados no relatório são:


– Município

– Nº de Produtores (para aquele programa)

 


RELATÓRIO

Culturas

1. Ao clicar em “Cultura“, o sistema mostrará em tela, todas as culturas que serão distribuídas naquele período (Ano)

2. Os campos que serão mostrados no relatório são:


– Produto

– Especificação

– Unidade de Medida

– Valor que o Agricultor pagará pela Cultura naquele ano – Preço da Cultura

 


RELATÓRIO

Estoque

Municípios

1. Ao clicar em “Municípios“, o sistema abrirá uma tela de pesquisa.

2. Informe os dados e clique no botão “Pesquisar“.

3. O sistema mostrará em tela todas as informações necessárias.

4. Os campos que serão mostrados no relatório são:


– Município

– Produto

– Especificação

– Quantidade que ainda possui no estoque

 


RELATÓRIO

Distribuição HPNET

Agricultor por Município

1. Ao clicar em “Agricultor por Município“, o sistema abrirá uma tela de pesquisa.

2. Informe os dados e clique no botão “Pesquisar“.

3. Se não quiser filtrar (pesquisar), não escolha nada, apenas clique em “Pesquisar”

4. O sistema mostrará em tela todas as informações necessárias.

5. Os campos que serão mostrados no relatório são:


– Município

– Nome

– CPF

– DAP

– Produto

– Especificação

– Unidade de Medida

– Lote

– Quantidade Distribuída

– Data

– Distrito

– Localidade


Agricultor por Município Quantidade

1. Ao clicar em “Agricultor por Município Quantidade”, o sistema abrirá uma tela de pesquisa.

2. Informe os dados e clique no botão “Pesquisar“.

3. Se não quiser filtrar (pesquisar), não escolha nada, apenas clique em “Pesquisar”

4. O sistema mostrará em tela todas as informações necessárias.

5. Os campos que serão mostrados no relatório são:


– Município

– Empresa

– Produto

– Especificação

– Nº de Agricultores

– Quantidade Distribuída

– Unidade de Medida


Agricultor sem Repetição

1. Ao clicar em “Agricultor sem Repetição“, o sistema abrirá uma tela de pesquisa.

2. Informe os dados e clique no botão “Pesquisar“.

3. Se não quiser filtrar (pesquisar), não escolha nada, apenas clique em “Pesquisar”

4. O sistema mostrará em tela todas as informações necessárias.

5. Os campos que serão mostrados no relatório são:

– Município

– Nº de Agricultores


Porcentagem Distribuída

1. Ao clicar em “Porcentagem Distribuída“, o sistema abrirá uma tela de pesquisa.

2. Informe os dados e clique no botão “Pesquisar“.

3. Se não quiser filtrar (pesquisar), não escolha nada, apenas clique em “Pesquisar”

4. O sistema mostrará em tela todas as informações necessárias.

5. Os campos que serão mostrados no relatório são:

– Município

– Estoque Inicial

– Remanejamento Entrada

– Remanejamento Saída

Quantidade Distribuída
– Perdas/Devolução

– Porcentagem de Distribuição