Dia de Campo de Pecuária de Leite no Cariri

30 de setembro de 2009 - 13:36

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Ematerce realizam nesta sexta-feria, 25, no município de Várzea Alegre, na Região do Cariri, Dia de Campo Regional Sobre Pecuária de Leite. O evento acontece a partir das 8 horas, no Sítio Chico, área rural do município. Além de agricultores familiares, instituições ligadas ao setor agropecuário também foram convidadas. A expectativa é de que cerca de 250 pequenos pecuaristas de 20 municípios da região prestigiem o evento.

Durante o dia de campo sobre bovinocultura do leite, serão divulgados os avanços da atividade, em Várzea Alegre, enfatizando as práticas de manejo alimentar e ordenha higiênica. A intenção é incentivar e incrementar a atividade já existente em toda a região. Atualmente, a Associação de Pequenos Pecuaristas já faz a entrega diária à empresa Laticínios Maranguape, aproximadamente, 2.400 litros de leite/dia.

Ainda por ocasião do evento, 50 projetos de crédito rural e investimento, via Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), serão liberados. O Banco do Brasil e Banco do Nordeste são os agentes financeiros. Além disso, 15 kits de ordenha higiênica serão entregues a pequenos pecuaristas, adquiridos pela SDA. Cada kit, composto de tanque de leite, balde, tela para teste de mastite, papel e detergente, dentre outros itens, custou em torno de R$ 160,00.

O gerente regional Cariri da Ematerce, Adonias Sobreira, destaca o trabalho que a empresa vem fazendo com os pequenos pecuaristas através de melhoramento genético, cursos de ordenha higiênica e inseminação artificial, “Tudo isso, objetivando uma maior produção, produtividade e, consequentemente, um produto de melhor qualidade”, garantiu.

O Dia de Campo Regional Sobre Pecuária de Leite, em Várzea Alegre, conta com o apoio da prefeitura municipal, secretaria de agricultura local, Sindicato do Trabalhadores(as) Rurais, Aprovale, Laticínios Maranguape, Banco do Brasil e Banco do Nordeste.

Assessoria de Imprensa da Ematerce

João Maroto (joaomaroto@ematerce.ce.gov.br / (85) 3217.7872)