“Mudanças Climáticas e Desertificação” foi tema de seminário na Assembleia

30 de setembro de 2009 - 13:32

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Camilo Santana, participou na manhã de hoje(24), na Assembleia Legislativa do Estado Ceará, do seminário “Mudanças Climáticas e Desertificação”. O evento aconteceu no Plenário 13 de Maio e foi promovido pela Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso, da qual é membro o deputado federal José Nobre Guimarães(PT). Na ocasião, foram discutidos temas relativos às práticas sustentáveis para o meio ambiente.

Camilo Santana foi um dos palestrantes do painel que abordou o diagnóstico e as perspectivas da desertificação diante das mudanças climáticas; e como é possível produzir sem causar degradação ao semi-árido. Na oportunidade, o secretário falou sobre o Programa de Boas Práticas de Convivência com o Semi- Árido, implementado pela atual gestão da Secretaria do Desenvolvimento Agrário(SDA).

Ele descreveu as tecnologias disseminadas pelo Governo do Estado no território cearense: como o plantio direto, a captação in situ, a adubação verde, a escarificação do solo, a implantação de medidores horosazonais e o cultivo protegido. “Ajudamos a aplicar uma gama de alternativas de novas práticas agrícolas que não agridem o meio ambiente, essa é a nossa grande preocupação. O Ceará está começando a se conscientizar e inaugura uma nova visão de como trabalhar o semi-árido”, frisou.

De acordo com o secretário, além dos impactos ao meio ambiente, a SDA trabalha para garantir a segurança hídrica e alimentar da população rural. “Estamos mudando o perfil tradicional de produção, mas estamos apresentando outras vias e assegurando o que é essencial para que não haja degradação do meio ambiente, que é o abastecimento de água”, ponderou.

Para tanto, segundo Camilo Santana, o Projeto São José e o Programa de Cisternas de Placa têm ganhado força. De 2007 até hoje, o Projeto já inaugurou 600 sistemas de abastecimento de água e, o Ceará deve alcançar, até o final de 2010, a marca de 100 mil cisternas de placa construídas.

Ao final do evento, foram apresentadas propostas para serem levadas e votadas no Congresso Nacional, em Brasília. Conforme Guimarães, as propostas serão apresentadas junto com as demandas das instituições participantes que atuam com esta problemática e estabelecem meios para a convivência com o semi-árido.

Assessoria de Comunicação da SDA – Jully Gomes(85) 3101.8058