Começou a maior Feira da Agricultura Familiar da América Latina

8 de outubro de 2009 - 14:46

O secretário foi para a abertura no Rio de Janeiro

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana, e o presidente do Instituto Agropólos, Marcelo Pinheiro, estão no Rio de Janeiro visitando o “Brasil Rural Contemporâneo – VI Feira da Agricultura Familiar e da Reforma Agrária”, maior evento de exposição e venda de produtos do setor na América Latina.

Na abertura do encontro, realizado na Marina da Glória, quarta-feira, 7, estiveram presentes o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o diretor de Desenvolvimento Agrícola, Suprimento e Comercialização da Petrobras Biocombustíveis, Miguel Rosseto, o secretário Estadual de Agricultura, Christino Áureo, o empresário Eike Batista e outras autoridades.

A edição deste ano, que traz o estande do Ceará com diversos produtos típicos do Estado, tem uma série de novidades, entre elas, o ‘espaço da Amazônia, que ganhou estrutura especial que reproduz as características do bioma, guiando o visitante por uma viagem à biodiversidade da floresta’. As crianças também têm espaço próprio, com contadores de histórias, gibiteca e teatro de bonecos. No Café Coreto, de frente para a Baía da Guanabara, visitantes apreciam bebida feita com grãos cultivados por agricultores familiares, ao som de violeiros.

“Esse é o Brasil produtivo e sustentável pelo qual estamos trabalhando. Ver o Ceará tão bem representado aqui nessa Feira, e justamente nesse momento de tanta efervescência, com a conquista das Olimpíadas em 2016. A questão da alimentação será fundamental e a Agricultura Familiar de todo o País estárá presente para suprir as demandas que virão”, destacou o secretário Camilo Santana.

O Brasil Rural Contemporâneo é um evento do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Cerca de 1,2 mil operários trabalharam na montagem da feira, mais de 200 caminhões trouxeram, para a Marina da Glória, 25 mil m² de pisos, 17 mil m² de tendas, 12 mil m² de estandes, 27 geradores elétricos a biodiesel e mais de 15 mil metros de cabos, entre outros equipamentos. Ao todo, são 650 expositores que ofertam ao público mais de 10 mil produtos.

Natercia Rocha

Assessoria de Comunicação da SDA

(85) 3101.8058

(85) 8865.2037