Arca das Letras

19 de outubro de 2009 - 00:00

Programa distribuiu mais 20 bibliotecas rurais

Um incentivo à leitura e ao conhecimento: a Secretaria do Desenvolvimento Agrário(SDA) comemorou o dia do professor de uma forma especial. O secretário Camilo Santana esteve em Canindé , no último dia 15, onde entregou 20 bibliotecas para assentamentos rurais dos municípios de Canindé, Ibaretama, Piquet Carneiro, Quixeramobim e Madalena.

Cada comunidade ganhou uma Arca das Letras, que dispõe de um acervo composto por 300 clássicos da literatura brasileira. Antes de receberem a Arca, os representantes de cada assentamento foram capacitados e agora são agentes de leitura.

Aos 12 anos, a pequena Daniela Oliveira, da Comunidade Aba da Serra, em Piquet Carneiro, exibia em Canindé o certificado que a transformou em agente da sua comunidade. “Sempre gostei muito de ler, por isso me escolheram para cuidar da Arca. Ler traz conhecimento, faz a gente crescer e fazer a diferença”, ensinou.

Além da Bibliotecas, a SDA doou ainda cinco computadores para comunidades rurais da Região. “São pequenos investimentos , mas que geram um retorno incalculável. A leitura e o acesso à internet transforma a vida das pessoas”, frisou Camilo Santana. Além do secretário, também estiveram presentes na solenidade de entrega o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, além de representantes da prefeitura municipal de Canindé, do Banco do Nordeste do Brasil(BNB), dentre outras autoridades.

Assessoria de Comunicação da SDA – Jully Gomes(85) 3101.8058