400 cisternas serão entregues em Tauá, nos Inhamuns

23 de outubro de 2009 - 20:36

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Governo do Estado Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), celebram suas parcerias no município de Tauá, no Sertão dos Inhamuns. A partir das 16 horas, o Secretário Nacional de Nutrição e Segurança Alimentar do MDS, Crispim Moreira, o secretário Camilo Santana, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Domingos Filho, estarão na comunidade Castelo, onde renovam os convênios de quatro programas no Ceará: Cisternas, Tanques de Resfriamento de Leite, Programa Leite Fome Zero e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O Programa de Cisternas já instalou, desde o início de 2007, 15. 950 reservatórios em todas as regiões do sertão cearense. Na terça-feira, serão entregues 400 no Município de Tauá, só na Comunidade Castelo foram construídas 17. A meta dos Governos Federal e Estadual é instalar mais 80 mil cisternas até o final do próximo ano no Ceará.

Ainda na Comunidade Castelo, os secretários inaugurarão o primeiro Centro Comunitário de Produção de Leite, espaço construído para abrigar o Tanque de Resfriamento de Leite da localidade. Somente esse, ano já foram entregues 64 tanques no Estado. Em Tauá, onde já existiam quatro, haverá mais um instrumento, que facilitará a comercialização do leite, já que permite o armazenamento para a venda, eliminando a figura do atravessador e aumentando o lucro do pequeno produtor.

O Programa Leite Fome Zero é mais uma ação promovida através da parceria SDA/MDS. Diariamente, o Programa distribui 54.777 mil litros de leite para crianças de até seis anos, gestantes e idosos em situação de insegurança alimentar de 146 municípios cearenses. Além de contribuir para o combate à fome nos municípios cearenses com menores índices de desenvolvimento, o Leite Fome Zero ainda provoca o fortalecimento da agricultura familiar do Estado. Ele garante a compra do leite de cerca de 1.800 produtores familiares, pagando R$ 1,20 por litro. A meta é expandir para 100 mil a quantidade de leite distribuído.

Também na tarde do dia 26, Crispim Moreira e comitiva inauguram a Central de Distribuição do Programa de Distribuição de Alimentos (PAA) de Tauá. Os alimentos que chegarão à Central serão oriundos da produção de 12 agricultores familiares e distribuídos para oito entidades sociais dos Municípios. É alternativa de renda para o agricultor familiar e garantia de alimentos para a população carente da Região.

 

Assessoria de Comunicação da SDA:

Jully Gomes (jullyjornal@gmail.com – (85)3101.8158)