Água vira realidade no Sertão

11 de dezembro de 2009 - 23:05

Foram 580 sistemas de abastecimento de água em apenas dois anos.

Foram 580 sistemas de abastecimento de água em apenas dois anos, além da contrução de 15 mil cisternas de placa. A escassez de água no interior cearense está com os dias contados, o secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Camilo Santana, esteve em Brasíilia essa semana e firmou convênio com o Ministério do Desenvolviemnto Social e Combate à Fome(MDS) para a  construção de mais 49 mil cisternas no Ceará, nos próximos dois anos. ” Isso reprenta mais do já foi feito em toda a história desse Estado. Ações que estão mudando a realidade no campo, água em abundância e de qualidade está deixando de ser um sonho distante do sertanejo”, afirmou o secretário.

Durante todo o dia de ontem(10), ele esteve em Monsenhor Tabosa, onde inaugurou dois sistemas de abastecimento de água, via Projeto São José, em dois assentamentos rurais da Região( Xique Xique e Nova Conquista). Além do secretário, também estavam presentes o deputado federal(PT), José Nobre Guimarães, os prefeitos de Monsenhor Tabosa e Tamboril, José Souto e Geová Mota, respectivamente, além de lideranças do Município.

As comunidades receberam a comitiva em festa e o entusiasmo tomou conta dos agricultores que agoram veem água de qualidade jorrar a vontade. O produtor rural de Nova Conquista, Jurandir dos Santos, comemou a “graça” alcançada. ” Agora recebemos visitas dos nossos representantes para inagurar obras e não para prometer. Tudo está mudando, meus filhos terão vida melhor que a minha, isso é uma dádiva”, declarou na tarde de ontem.

Para o secretário Camilo Santana, percorrer os lugares distantes, de difícil acesso, mas onde mora muita gente que trabalha, luta e cresce é como “recarrregar as baterias” dos gestores públicos.  “Estar aqui com vocês, compartilhar dessa alegria é o que me alimenta, é o estimulo para continuar trabalhando, mesmo diante de grandes dificuldades. Aqui comprovo que os projetos, as ideias, os investimentos demandados nos gabinetes têm resultados concretos e mudam a vida das pessoas”, destacou.

No período da noite, foi a  vez do Assentamento Santana ser visitado. A SDA inaugurou um projeto produtivo do São José: uma bodega comunitária. Um complexo que reúne panificadora, açougue e mercearia. Conforto, varidade de produtos e preços acessíveis irão facilitar a vida dos que residem em Santana. As obras inauguradas em Monsenhor Tabosa estão beneficiando, ao todo, 158 famílias. Foram investidos R$ 200 mil na implantação dessas melhorias.

Assessoria de Comunicação da SDA – Jully Gomes