Secretário visita Região Norte

11 de dezembro de 2009 - 19:35

Ele participou de audiências públicas e ouviu de perto os agricultores da Região.

O secretário do Desenvolvimento agrário visitou ontem(10) dois municípios da Região Norte do Estado: Santa Quitéria e Monsenhor Tabosa. Ele esteve em audiências públicas, palestrou e ouviu de perto os agricultores da Região.

Em Santa Quitéria, o secretário, acompanhado do secretário adjunto, Antônio Amorim, participou da Assembleia Geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município, onde fez um balanço geral da gestão da SDA em 2009 e falou sobre as principais ações executadas pela pasta para promover a melhoria da qualidade de vida no meio rural do Cearense.

Em seguida, ele se dirigiu à sede do Sindicato dos Trabalhores Rurais de Monsenhor Tabosa, onde foi recebido por dezenas de agricultores interessados em obter informações sobre o Programa de Regularização Fundiária.

Juntamente com o presidente do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará(Idace), Francisco Bessa, e o prefeito municipal, José Souto, Camilo explicou detalhadamente como funciona o maior programa de regularização fundiária do País. “Juntos, SDA e Incra estão investindo R$ 48 milhões na regularização das terras de 151 municípios. Quando assumi a SDA, 70% das nossas terras não tinham documento, portanto os seus moradores não podiam acessar as políticas públicas e as linhas de crédito destinadas a eles”, revelou.

De acordo com ele, somente em seu primeiro ano de execução, o acesso dos agricultores ao Pronaf e o volume de recusos aplicados nos municípios contemplados triplicou. A meta, segundo Camilo, é expandir ainda mais esse trabalho, que deverá regularizar 100% das terras cearenses. “Para vocês terem uma ideia do impacto desse Programa, no município de Jati, detectamos uma área de oito mil hectares que não possuia registro. Lá, já foi instaldo um assentamento rural, que reúne 500 famílias”, disse.

O secretário aproveitoua  oportunidade para doar dois computadores para a Comunidade Indígena Olho D´água de Canutos. ” A nossa vida, que já é muito boa, vai melhorar ainda mais. Agradeço muito esse apoio e rezo para que mais pessoas sejam contempladas com esse benefício”, comemorou a moradora da comunidade, Luíza Canuto.

Assessoria de Comunicação da SDA – Jully Gomes