Leite Fome Zero é duplicado no Sertão

14 de dezembro de 2009 - 01:06

Os beneficiados em Senador Pompeu passaram de 300 para 600

Na última sexta-feira, 11, no município de Senador Pompeu, Sertão Central do Ceará, centenas de mães e idosos se reuniram no Centro Pastoral Nossa Senhora de Guadalupe, na solenidade que marcou a duplicação do Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA – Leite. Também conhecido como Leite Fome Zero, o projeto vem fortalecendo a alimentação de crianças, gestantes e idosos através da doação de leite pelo Sertão.

“Esse programa parece simples, mas é fundamental para fortalecer a saúde de quem mora no campo. Passamos de 300 para mais de 600 beneficiados. Esse reforço na alimentação reduz, inclusive, a frequência nos postos de saúde”, destacou o secretário do Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana.

Durante o encontro, que contou, também, com a presença do deputado federal, José Nobre Guimarães, do prefeito, Antonio Teixeira, e outras autoridades, houve assinatura da ordem de serviço para aquisição de material hidráulico e elétrico, que ampliará o atual sistema de irrigação por aspersão de perímetro na comunidade de Inharé, beneficiando 42 agricultores.

Ainda em Senador Pompeu, a comitiva visitou a fábrica e o galpão em construção do pólo calçadista que, em breve, trará 500 novas vagas de emprego para região. Além disso, moradores das localidades de Cachoeira e Boa Vista também se reuniram para marcar o início do funcionamento do Sistema de Abastecimento de Água, obra no valor de R$ 50 milhões, realizada através do Projeto São José, e que coloca ponto final no problema de falta de água de 72 famílias. Nos últimos dois anos, já foram instalados 580 sistemas de abastecimento pelo interior do Estado.

Já na comunidade de Jenipapeiro, também distrito de Senador Pompeu, dezenas de agricultores presenciaram assinatura da ordem de serviço para construção de 50 cisternas de placas. Desde 2008, mais de 15 mil cisternas foram viabilizadas no Ceará e, recentemente, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), firmou convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para construir outras 49 mil cisternas. “Esses reservatórios de água vêm auxiliar na manutenção de água nas proximidades das  casas. A ordem do presidente Lula é facilitar a vida dos menos favorecidos”, disse o deputado Guimarães.

No final da tarde, moradores do Sítio Logradouro, distrito de Umari, organizaram bela festa para marcar o recebimento oficial do trator doado recentemente pelo Governo do Estado do Ceará. Na ocasião, a presidente da Associação dos Moradores, Alaice Bezerra, destacou a importância dos investimentos na comunidade.

“Esses novos políticos têm lembrado do povo do Sertão. Temos uma mandala funcionando a todo vapor, sistema de abastecimento de água 24 horas e, com esse trator, mais de 100 famílias terão a vida melhorada no campo. Graças a Deus, sempre nos organizamos bem, nosso povo é de luta, sabe se articular, mas com a ajuda dos senhores, a lida tem sido mais amena”.

Após a solenidade foi servido carneiro cozido e buchada de bode aos moradores e convidados.

Natercia Rocha

Assessoria de Comunicação SDA