Entrega de títulos de terra pelo Idace beneficiou 24.204 famílias em 2009

17 de dezembro de 2009 - 11:13

O Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), responsável pela coordenação do Programa de Cadastro e Regularização Fundiária, executou em 2009, o cadastro georreferenciado de 34.746 imóveis rurais, permitindo a regularização de 18.301 imóveis rurais, a concessão de 21.047 títulos de propriedade de terras e beneficiando 24.204 famílias, em 18 municípios. O programa é desenvolvido em parceira com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através do Incra.

Atendendo solicitações de associações de agricultores familiares rurais, o Idace realizou também vistoria em 96 imóveis, que resultou na aquisição de 11deles, através do programa Nacional de Crédito Fundiário. A aquisição beneficiou 77 famílias em 10 municípios: Amontada, Aracoiaba, Chorozinho, Crato, Itapipoca, Itatira, limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano e Senador Pompeu.

O superintendente do Idace, Francisco Bessa, disse que o Governo do Ceará “está realizando o maior programa de inclusão social e regaste da cidadania da família do meio rural do pais”. O título de propriedade rural familiar, para ele, está permitindo que os pequenos agricultores e agricultoras familiares tenham acesso aos agentes públicos de desenvolvimento, o que “poderá mudar, substancialmente, as suas vidas para melhor. Eles passarão a viver com dignidade”, ressaltou.