SDA entrega 14 projetos produtivos em assentamentos rurais

18 de dezembro de 2009 - 16:11

Madalena foi o município beneficiado.

Há três anos, quando o governador Cid Gomes e assumiu o Governo do Estado e Camilo Santana passou a ser o titular da nova Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado(SDA), aconteceu um fato inédito da história do Ceará: o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra(MST) teve acesso direto ao gabinete da SDA. Era 5 de março de 2007, quando os integrantes do MST esperavam acampar na Bezerra de Menezes, em frente ao prédio da Secretaria, mas em vez disso, eles foram recebidos por Cid e Camilo e discutiram com eles uma pauta de reivindicações para os assentamentos rurais do Estado.

Na ocasião, o governador decidiu criar um conjunto de investimentos e ações dentro do Projeto São José, voltados exclusivamente para os 180 assentamentos do Ceará, foi quando nasceu o São José Agrário. Três anos depois esse público colhe os frutos de um esforço conjunto da SDA e dos próprios agricultores. Na tarde de ontem(17), Camilo e o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, estiveram no município de Madalena, mais precisamente no distrito de Quieto, onde inauguraram 14 projetos produtivos nos assentamentos 25 de Maio e Vila Angelim.

Abastecimento de água, mecanização agrícola, avicultura, agricultura irrigada e reforma de açudes foram alguns dos benefícios que chegaram à Região e revolucionaram os modo de vida dos agricultores. Acompanhados do prefeito de Madalena, Wilson de Pinho, o secretário e o presidente foram primeiro à Vila Angelim, onde visitaram a área de 4 hectares de fruticultura irrigada( banana e mamão), implantados com os recursos do São José. “O diferencial do São José Produtivo é que a própria comunidade é quem escolhe em que atividade quer investir”, destacou Camilo.

Para a agricultora Heleana Paiva, o assentamento está mudando sua cara e se transformando verdadeiramente. “Nunca me imaginei uma estrutura dessa na minha comunidade, temos ainda um medidor horosazonal no nosso projeto, além da adutora que também foi construída aqui”, comemorou. O projeto de irrigação custou R$ 85 mil e está beneficiando 40 famílias.

Em seguida, a comitiva esteve no galpão do 25 de maio, onde assistiram apresentações culturais do MST, chamadas de mística, e ouviram um pouco da história do Movimento. Recepcionado pelo líder, Toninho do MST, Camilo entregou ainda três tratores e o restante dos projetos que contemplarão 350 famílias de agricultores, num total de investimentos da ordem de R$ 590 mil. “Hoje é um dia histórico para o MST, não tem dinheiro que água o desenvolvimento e progresso dos assentamentos cearenses. A justiça está sendo feita e dignidade chegou para todos nós que também somos filhos de Deus”, finalizou Toninho.

 

Assessoria de Comunicação da SDA – Jully Gomes(85) 3101.7631