Educação Rural Contextualizada chega ao Ceará

6 de janeiro de 2010 - 15:12

SDA firmou convênio com a Associação de Alfabetização Solidária.

Fugir do assistencialismo e estimular o empreendedorismo. Com esse intuito, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA) firmou parceria com a Associação da Alfabetização Solidária (Alfasol). Na manhã de hoje (06), o secretário em exercício da SDA, Antônio Rodrigues Amorim, assinou um convênio com a ONG paulista no valor de R$ 2 milhões e 300 mil. O objetivo é contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar, por meio da capacitação social de jovens e adultos em assentamentos e comunidades.

A superintendente da Alfasol, Regina Célia Estevão, veio a Fortaleza especialmente para celebrar o compromisso. Para ela, a ação sela uma cultura de respeito da Alfasol com o serviço público. Ao todo, a ONG disponibilizará 520 agentes e multiplicadores que irão capacitar 2.500 jovens dos 13 territórios rurais cearenses, a ideia é garantir subsídios necessários para que o desenvolvimento rural sustentável e solidário seja impulsionado.

“Queremos trazer para o Ceará uma educação rural contextualizada com a agricultura familiar. Os agentes irão ensinar, por exemplo, formas de aumentar a produção com práticas agrícolas adequadas que provocam desmatamento, apresentando assim novas tecnologias para os nossos produtores”, destacou Amorim.

Dessa forma, acrescentou Amorim, assentamentos e comunidade serão fortalecidos , através de uma melhor inserção nos programas e projetos de desenvolvimento agrário e da dinamização das suas atividades econômicas, sócio-culturais e ambientais.

 

Assessoria de Comunicação da SDA – Jully Gomes(85) 3101.7631