Escolas agrícolas são tema de encontro inédito

15 de janeiro de 2010 - 07:01

Parceria entre SDA e Seduc pretende incentivar a multiplicação de escolas agrícolas.

Na manhã desta quinta-feira (14), a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) deu início a um encontro que pretende discutir o desenvolvimento das escolas agrícolas no interior do Estado. Pela primeira vez, uma parceria entre a Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) e a SDA criou um espaço para diálogo entre as entidades interessadas em levar aos seus municípios a integração do aprendizado agrícola ao ensino das escolas das regiões rurais. O encontro acontece hoje e amanhã no Centro de Treinamento em Extensão (Cetrex) de Caucaia.

 

O secretário adjunto da SDA, Antônio Amorim, comemorou a parceria e aposta no sucesso dos trabalhos que envolvam pessoas engajadas em atingir o mesmo propósito: fazer com que os jovens residentes de municípios onde as atividades rurais são predominantes tenham oportunidade de um aprendizado técnico no meio agrícola. Segundo Amorim, com a aplicação desse modelo de escola nos municípios, os jovens serão capacitados e não precisarão sair de suas cidades para procurar trabalho.

 

Quem também apoia a multiplicação dessas escolas é o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta. Ele acredita que a união das Secretarias é a melhor forma para que, de fato, aconteça a melhoria do ensino aos jovens. Atualmente, apenas o município de Independência possui uma escola com este modelo de ensino aplicado à metodologia em todo o Estado, onde o aluno passa parte do dia na sala de aula e depois vai para o campo. A SDA possui uma meta de criar escolas agrícolas em 13 localidades do Ceará.

 

Assessoria de Comunicação – SDA

Kelvia Alves