Pecuaristas homenageiam SDA pela mudança na classificação sanitária do Ceará

18 de janeiro de 2010 - 12:09

12 prefeituras que vacinaram 100% dos rebanhos receberam computadores como premiação.

“Finalmente fomos soltos da nossa prisão: que era a falta de liberdade de vender nossos animais”. A frase, dita por um criador de gado, representa bem o sentimento predominante entre os criadores cearenses que homenagearam, no último sábado (16), o secretário Camilo Santana e toda equipe da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), a Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adagri) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Ceará (Ematerce), por terem conseguido mudar a status sanitário do Estado de risco desconhecido para risco médio, em relação à febre aftosa.

A homenagem foi concedida pelo Clube do Berro, Associação de Criadores do Ceará e Associação dos Criadores dos Caprinos Leiteiros do Estado do Ceará (Caprileice), no Parque de Exposições Governador César Cals. Além da Secretaria, as 22 prefeituras que conseguiram vacinar 100% do rebanho nas duas etapas da campanha também foram homenageadas. Dentre elas, 12 receberam computadores como premiação.

O Ceará saiu da área de risco desconhecida no dia 21 de dezembro do ano passado. A conquista chegou depois de esforço intensivo nas campanhas de vacinação, que alcançou, na segunda etapa de 2009, a marca de 2,074 milhões de bovinos vacinados, das 2,3 milhões de cabeças cadastradas no Estado.

Uma das exigências do Mapa para mudar a classificação de risco em relação à febre aftosa é que o Estado conheça o seu rebanho e mantenha o seu cadastro atualizado. “Hoje sabemos a quantidade de criadores, de propriedades, de cabeças de gado e quantos animais foram vacinados no Estado, tudo online, através do Sistema de Defesa Agropecuária (Sidagro)”, destaca Camilo Santana. Para o Secretário, o que possibilitou o Ceará a sair do risco desconhecido foi um conjunto de fatores como, por exemplo, a vacinação ostensiva, realização do concurso público para a Adagri e diálogo permanente com o Mapa.

Assessoria de Comunicação – SDA

Kelvia Alves – (85) 3101-8137