Codaf avalia ações de 2009 e apresenta Plano de Ação para 2010

19 de janeiro de 2010 - 11:33

Todas as metas traçadas em 2009 foram atingidas e muitos agricultores cearenses foram beneficiados.

A Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Codaf), da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realizou, nesta segunda-feira (18), uma apresentação interna no auditório da SDA para avaliar as ações do ano passado e apresentar o que será realizado em 2010 em relação ao desenvolvimento da agricultura familiar no Ceará.

 

Segundo Itamar Lemos, coordenador do Codaf, todas as metas traçadas para 2009 foram atingidas com êxito. Entre elas, várias merecem destaque pelo seu bom desempenho nos 13 territórios do Estado. É o caso do programa Hora de Plantar, que distribuiu cerca de 5.450,9 toneladas de sementes, como feijão, milho, arroz, entre outras. O investimento total do Governo do Ceará e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), apenas nesse programa, foi de R$ 22.413.004,00.

 

Outro programa executado em 2009 que beneficiou muitos agricultores cearenses foi o da modernização e fortalecimento do setor da mandiocultura, que distribuiu manivas-sementes, implantou 4 mil hectares com variedade de boa qualidade e forneceu apoio técnico a 3 mil agricultores familiares. Vale ressaltar, também, o programa Biodiesel do Ceará, que avançou bastante em 2009. Nos territórios cearenses, mais de 20 mil produtores foram beneficiados com o processamento e comercialização de oleaginosas.

 

A parceria realizada entre o Governo e algumas prefeituras, onde o investimento foi dividido em 50% para cada um, fez com que os recursos de práticas agrícolas se tornassem mais fortalecidos.

 

Para 2010, Lemos tem ótimas expectativas. “Os nossos projetos já estão cada vez mais sendo consolidados. No Biodisel, por exemplo, temos uma meta de beneficiar, este ano, 32.824 produtores em 41.388 hectares. Só no ano passado, beneficiamos 28 mil produtores”, comemora o coordenador.

 

Algumas novidades para este ano também foram apresentadas, como, por exemplo, o programa de energia eólica, o de irrigação dos aluviões e a diversificação de culturas. Em breve, a SDA fará a apresentação geral do Plano de Ação do Desenvolvimento Territorial da Agricultura Familiar.

 

Assessoria de Comunicação – SDA

 

Kelvia Alves

 

85 3101-8137