Parceria entre SDA e Funasa beneficiará centenas de famílias cearenses

25 de janeiro de 2010 - 11:00

700 famílias poderão contar com sistema de abastecimento de água

Danilo Forte (Funasa) e Camilo Santana (SDA) comemoram parceria

 

 

Imagine morar em uma comunidade onde a água, um requisito básico para a sobrevivência, chega com grande dificuldade. O que parece ser inviável nos dias de hoje, ainda acontece em algumas localidades do estado. Porém, esta realidade está prestes a mudar. Na última sexta-feira (22), na localidade de Maceió, município de Itapipoca, o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Camilo Santana e o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Danilo Forte, anunciaram investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o saneamento na zona rural.

 

Apenas em Itapipoca, a parceria entre Funasa e a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) terá um investimento de R$ 1,2 milhão. No total, 700 famílias, de 30 comunidades, serão beneficiadas com o abastecimento de água. Além da água encanada nas casas das famílias, que resultará em uma significativa melhoria na qualidade de vida dos moradores, quem também sairá ganhando com a parceria são as escolas. “Sei que o projeto é ambicioso, mas queremos, com o apoio da SDA, colocar água tratada em todas as 130 escolas de Itapipoca”, ressaltou o prefeito Pedro Barroso.

 

“Nosso Governo tem realizado as grandes transformações que o Ceará precisa”, lembrou Santana, ao anunciar que 50 mil cisternas serão construídas em todo Ceará. Com recursos do PAC, os órgãos estão investindo cerca de R$ 24,5 milhões em obras de Sistema de Abastecimento de Água e Melhorias Sanitárias Domiciliares (MSD) para as comunidades rurais de todo estado. 50 municípios receberão as melhorias, o que condiz a 7.427 famílias, de 164 comunidades, com água de fácil acesso.

 

As ações de MSD têm como objetivo atender às necessidades básicas de saneamento das famílias, com instalações sanitárias mínimas, como a construção de módulos sanitários, banheiro, privada e tanque séptico, que estão relacionadas ao uso da água e ao destino adequado dos esgotos no domicílio.

 

Assessoria de Comunicação – SDA

Kelvia Alves

85 3101-8137