SDA entrega 800 cartões do Garantia Safra em Senador Pompeu

26 de janeiro de 2010 - 18:49

Além da distribuição dos cartões, o secretário assinou ordem de serviço para abastecimento de água.

Agricultores acompanham solenidade de entrega dos cartões

O município de Senador Pompeu, a 397 km de Fortaleza, recebeu na manhã de hoje (26) a visita do secretário Camilo Santana, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) para realizar a entrega de 400 cartões do programa Garantia Safra. Amanhã (27), outros 400 cartões serão entregues aos agricultores.

Na ocasião, Camilo Santana aproveitou para ressaltar a importância do programa, que é a única garantia de renda mínima ao homem do campo no caso de perda acima de 50% da sua lavoura, por conta de estiagem ou excesso de chuvas. “Enquanto não pudermos criar outras alternativas, precisamos dar o mínimo de segurnaça ao agricultor”, lembrou o secretário.

O Ceará é o estado do Brasil que mais vagas disponibliza ao programa. Ao todo, são 300 mil, três vezes mais que o segundo colocado, Pernambuco. Somente em Senador Pompeu, cerca de 2.500 agricultores aderiram ao programa, que é realizado pelo Governo Federal, em parceria com o Governador Estadual, prefeituras municipais e produtores.

Logo após a solenidade, o secretário seguiu até a localidade de Sítio Novo, onde assinou uma Ordem de Serviço para implantação do sistema de abastecimento de água, em parceria com a Cagece. Com um investimento de R$ 59.257,00, 54 famílias serão beneficiadas com água tratada e, também, nas cisternas.

Inharé foi a última localidade visitada pelo secretário, onde realizou a entrega de kits de irrigação, que serão utilizados por 55 famílias. No total, o investimento chega a quase R$ 300.000,00.

Assessoria de Comunicação – SDA

Kelvia Alves