Sete estados do NE se reúnem em Brasília para discutir Febre Aftosa

2 de fevereiro de 2010 - 15:44

A próxima auditoria do Ministério da Agricultura no Ceará está prevista para março.

A meta do é vacinar 100% do rebanho cearense em 2010

 

Após a saída do Ceará, Piauí e Paraíba da zona de risco desconhecido da febre aftosa (BRN), fato que aconteceu no ano passado, os três estados se reuniram com os outros quatro estados nordestinos que já tinham a mesma classificação sanitária: Rio Grande do Norte, Pernambuco, Maranhão e Alagoas. Bahia e Sergipe não participaram da reunião, já que os dois estados já fazem parte da zona livre com vacinação, meta almejada pelo Ceará neste ano.

 

A reunião aconteceu no último dia 26, no Departamento de Sanidade Animal (DSA/SFA/MAPA), na Coordenadoria do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) em Brasília. O secretário nacional, Inácio Krotz e o diretor de sanidade animal, Jamil Gomes, coordenaram o encontro, que teve como objetivo avaliar as ações dos estados no ano passado e traçar as metas para 2010.

 

Segundo Roberto Frota, coordenador do programa contra febre aftosa da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), a reunião foi muito produtiva e incentivou os representantes dos estados a trabalharem focados na saída de seus estados da zona de risco médio (BR3), para a de livre com vacinação (BR2).

 

As ações para 2010 serão niveladas para todos esses estados, uma vez que o plano de trabalho do MAPA é a mudança em bloco, levando todos a BR2. Algumas das exigências do Ministério terão que ser cumpridas até março, já que entre os dias 15 e 26 todos serão auditados, e somente diante desta avaliação será dado o sinal verde para início dos trabalhos preliminares do inquérito sorológico. Até lá, o Ceará terá que manter os números atingidos com as campanhas de vacinação nos anos anteriores. “Não basta atingir o número exigido pelo Ministério, temos que estar sempre trabalhando para a manutenção do controle focados na vigilância ativa e passiva do nosso programa contra a doença”, afirma Frota.

 

Nesta segunda parte, o MAPA, de posse do banco de dados, que define propriedades, proprietários e rebanho, sorteará aleatoriamente, entre os 184 municípios cearenses, aqueles que serão trabalhados e conduzidos durante aproximadamente seis meses, entre abril e setembro. A partir de então será consolidado um relatório final. Estes dados serão analisados e, caso o estado seja aprovado, será classificado nacionalmente como livre com vacinação.

 

Paralelamente ao período da auditoria do inquérito sorológico será mantido o calendário de vacinação contra febre aftosa. A solicitação ao MAPA já foi encaminhada e a Adagri aguarda, ainda este mês, a confirmação do pleito. Porém, estima-se que a primeira etapa de 2010 tenha início em maio. Já a segunda etapa está prevista para novembro. Este ano, a SDA, por meio da Adagri, pretende vacinar 100% do rebanho do estado.

 

Assessoria de Comunicação – SDA

 

Kelvia Alves

 

3101-8137