Programa Hora de Plantar chega ao Baixo e Médio Jaguaribe

5 de fevereiro de 2010 - 09:31

208 mil kg de sementes começaram a ser distribuídas aos agricultores.

A região do Baixo e Médio Jaguaribe recebeu, ontem pela manhã, a equipe da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) para o lançamento do programa Hora de Plantar. Cerca de 208 mil kg de sementes começaram a ser distribuídas aos agricultores. O lançamento foi realizado no município de Limoeiro do Norte, a 198 km de Fortaleza e contou com a presença do secretário adjunto, Antônio Amorim, representando o Governo do Ceará, através da secretaria. Na ocasião, Amorim realizou uma entrega de grãos a alguns agricultores, simbolizando o início da distribuição.

Entre as sementes, os 7.750 agricultores beneficiados poderão contar com feijão (50.900 kg), milho (122.800 kg), arroz (3.000 kg), gergelim (220 kg), girassol (1.830 kg), algodão (2.220 kg), amendoim (1.700 kg) e mamona (1.110 kg). A SDA também distribuirá 2.700 mil metros cúbicos de mandioca, 153 mil mudas de cajueiro anão precoce e 602.000 raquetes de palma forrageira.

Para Itamar Lemos, coordenador do Desenvolvimento da Agricultura Familiar, a parceria com os escritórios da Ematerce, secretarias municipais de agricultura e sindicatos de trabalhadores rurais foi fundamental para a realização do levantamento da demanda de sementes. Hoje, cada município sabe exatamente o que precisa receber. “A Associação dos Produtores de Sementes e Mudas do Ceará (Aprosemce) produz 90% das sementes distribuídas no Estado do Ceará. São sementes certificadas, com origem genética comprovada. Os 10% que compramos de fora, como amendoim, é somente um complemento”, disse Lemos.

Ao todo, o projeto Hora de Plantar distribuirá 4.140 toneladas de sementes das culturas e feijão, milho e arroz para 136.674 agricultores de base familiar em todo o o Ceará, em 2010. A região do Cariri foi a primeira a ser beneficiada com a distribuição das sementes, no final do ano passado.

Com a previsão da Funceme de um inverno irregular, os técnicos agrícolas da secretaria dão dicas aos agricultores para conseguirem manter uma boa safra: fazer uso do solo através da Captação In Situ, Plantio Direto, Escarificação de Solo e outros. Para isso, eles têm disponível recursos do crédito rural, sementes de alta qualidade e apoio do Programa Aquisição de Alimentos (PAA).

Assessoria de Comunicação – SDA

Kelvia Alves