Programa Hora de plantar é lançado em Sobral

10 de fevereiro de 2010 - 19:47

Agricultores de 17 municípios poderão contar com as sementes.

Centenas de agricultores lotaram o auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sobral

 

A chuva que caiu na manhã desta desta quarta-feira (10) em Sobral parecia dar as boas-vindas às sementes do Programa Hora de Plantar, que começaram a ser distribuídas aos agricultores pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). O secretário adjunto, Antônio Amorim, esteve presente ao lançamento do Programa, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sobral e iniciou a entrega dos grãos.

Ao todo, 120 toneladas de sementes alimentares, como arroz, feijão e milho, 12 toneladas de oleagenosas, como girassol e mamona, 27 mil mudas de cajueiro anão e 300 kg de sorgo forrageiro serão entregues aos agricultores de 17 municípios do território de Sobral. São eles: Cariré, Reriutaba, Varjota, Coreaú, Frecheirinha, Moraújo, Massapê, Meruoca, Senador Sá, Graça, Mucambo, Pacujá, Alcãntaras, Forquilha, Sobral, Groaíras e Santana do Acaraú.

Em todos estes municípios, serão 8.000 agricultores beneficiados. Somente em Sobral, esse número chega a 1.500. Os pequenos agricultores, público a que se destina o Hora de Plantar, recebem as sementes do Governo do Estado e, somente após a primeira colheita, pagarão apenas 50% do valor do foi retirado.

O lançamento do Hora de Plantar em Sobral marcou a finalização do início de distribuição das sementes em todo Ceará, que havia começado pela região do Cariri. Os números do Programa ainda estão em fase de conclusão, já que as sementes continuam sendo entregues aos agricultores. Porém, a previsão da SDA desde o início da distribuição é fornecer 4.138,95 toneladas de sementes, 30.000 m³ de mandioca, 1.500 toneladas de colmos sementes de cana-de-açúcar, 715.000 mudas de cajueiro anão precoce e 5.000 raquetes de palma forrageira, o que irá beneficiar cerca de 136.674 agricultores de base familiar em todo Ceará.

Assessoria de Comunicação – SDA

Kelvia Alves

3101-8137