Nascem primeiros animais do Programa de Melhoramento Genético Bovino

24 de fevereiro de 2010 - 14:27

Em todo Ceará, 2.135 animais foram inseminados.

Boa notícia para quem acompanha o desenvolvimento pecuário do Ceará: em dezembro do ano passado começaram a nascer os primeiros animais do Programa de Melhoramento Genético Bovino, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). No município de Jucás, por exemplo, a bezerra que nasceu em fevereiro deste ano pertence à Associação da Lagoa da Porta, que adquiriu o kit de inseminação artificial e capacitação de produtores da agricultura familiar.

A bezerra de Jucás é filha de um touro holandês e faz parte de um grupo das muitas bezerras que ainda estão para nascer, já que 2.135 animais foram inseminados em vários municípios cearenses. A intenção do Programa é, através do nascimento desses animais, melhorar a qualidade do leite produzido no estado.

Os kits de inseminação começaram a ser distribuídos em janeiro de 2009 às associações pecuaristas, junto com os tanques de resfriamento do leite. Ao todo, 63 kits já foram entregues. Cada associação recebeu um kit com 100 doses de sêmen de touro leiteiro, sendo 60 do touro holandês, 20 do touro GIR e 20 do touro pardo suíço.

O Programa de Melhoramento Genético Bovino é coordenado pelo Núcleo de Bovinocultura, da Coordenadoria de Apoio às Cadeiras Produtivas da Pecuária (Coape), da SDA.

 

Assessoria de Comunicação – SDA
Kelvia Alves
kelvia.souza@sda.ce.gov.br

3101-8137