Territórios da Cidadania apresenta matriz de ações para 2010 em Madalena

24 de fevereiro de 2010 - 10:47

O objetivo é articular as ações para esse ano e avaliar os recursos já investidos.

O Programa Territórios da Cidadania está sendo tema de uma oficina que começou ontem(23) no município de Madalena e está reunindo os seis municípios participantes do território dos Sertões de Canindé: Madalena, Paramoti, Boa Viagem, Canindé, Itatira e Caridade. O encontro, que prossegue até hoje(24), objetiva articular as ações para esse ano, avaliar os recursos investidos e aperfeiçoar a dinâmica de trabalho dos colegiados territoriais.

O secretário adjunto da SDA, Antônio Amorim, o presidente do Instituto Agropolos do Ceará, Marcelo Pinheiro, o delegado regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário(MDA), Francisco Sombra, e o prefeito de Madalena, Wilson de Pinho, foram algumas das autoridades que participaram, na manhã de ontem, da solenidade de abertura dos trabalhos da oficina.

Na ocasião, Amorim destacou que só boas intenções não bastam, é preciso a participação efetiva do governo, organizações não governamentais e sociedade civil no planejamento das estratégias de territorialização do Programa. “ É primordial que os membros exponham e entendam as principais necessidades dos 190 mil habitantes que compõe o território dos Sertões de Canindé”, disse.

Marcelo Pinheiro também frisou a importância da participação de todos os membros dos colegiado territorial e comitê de articulação estadual para que, em 2010, se consiga melhorar a atuação do Programa da luta cotidiana de reduzir cada vez mais as desigualdades do meio rural brasileiro.

A apresentação da Matriz de Ações do Governo federal para 2010 também serrá realizada nos demais territórios cearenses (Cariri, Inhamuns/Crateús, Sertão Central, Sobral, Vales do Curu e Aracatiaçu).

PROGRAMA – O Territórios da Cidadania tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. A participação social e a integração de ações entre Governo Federal, estados e municípios são fundamentais para a construção dessa estratégia.

Assessoria de Comunicação da SDA – Jully Gomes (85) 3101.7631