Massapê terá farinha de melhor qualidade

26 de fevereiro de 2010 - 10:34

Duas novas Casas de Farinha foram inauguradas na manhã de ontem.

A farinha de mandioca, alimento tão característico do povo cearense, passará a ter melhor qualidade no município de Massapê, a 244 km de Fortaleza, região do Vale do Acaraú. Ontem, duas novas Casas de Farinha foram inauguradas nas comunidades de Riacho Fundo e Campestre.

 

Juntas, as comunidades possuem cerca de 20 ha de mandioca plantadas, número que, segundo Itamar Lemos, da Coordenadoria do Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Codaf), da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), pode crescer muito depois que a farinha passar a ter melhor qualidade. Na ocasião da inauguração, Lemos lembrou que muitos comerciantes cearenses vendem farinha vindas de outros estados devido a falta de qualidade da farinha local.

 

Depois que a SDA passou a investir nas construção das Casas de Farinha, esta realidade está começando a mudar. “A partir de agora, vocês vão colocar a farinha do Ceará em um bom nível de competitividade, o que irá atender as demandas do mercado”, lembrou Lemos. O coordenador disse, ainda, que diariamente, cerca de 5.600 sacos de farinha de mandioca são consumidos em todo Estado.

 

Elas foram as primeiras unidades construídas na região, com investimento por parte do Governo de R$ 20.025 em Riacho Fundo e R$ 17.618 em Campestre. Outra região que apresenta um bom resultado com a construção das Casas é a do Vale do Curu. Somente no município de Itarema, 13 casas de farinha já estão em pleno funcionamento, o que, além de melhorar a farinha, beneficia o agricultor familiar.

 

As novas casas fazem parte dos sub-projetos do projeto São José Agrário, na linha convencional de beneficiamento da produção agrícola, que visa levar infra-estrutura a várias comunidades cearenses. É o Governo do Estado, através SDA, investindo no fortalecimento da agroindústria da farinha no Ceará.

 

Assessoria de Comunicação – SDA

Kelvia Alves

kelvia.souza@sda.ce.gov.br

85 3101-8137