Governo do Estado já autorizou a contrução de 600 sistemas de abastecimento de água

9 de março de 2010 - 21:06

Somente no mês de março serão 87 obras inauguradas.

O governo Cid Gomes já autorizou a construção de 600 sistemas de abastecimento de água no interior do Ceará. De acordo com o secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Camilo Santana, a ideia é garantir a segurança hídrica da população rural do Estado. Por isso o trabalho não pára por aí, no próximo 19 de março, Dia de São José, o governador anunciará a liberação de mais recursos para a realização de uma série de obras no setor hídrico.

Segundo a SDA, somente no mês de março, a pasta deverá inaugurar 87 sistemas de abastecimento. No último final de semana, Camilo Santana esteve na comunidade de Várzea Redonda, no município de Baixio, onde inaugurou o sistema que já está levando água encanada e de qualidade para 120 famílias da Região, um investimento da ordem de R$ 160 mil, oriundo do Projeto São José.

Bastante emocionado, o agricultor Antônio Pontes fez questão de comparecer à solenidade de inauguração. “ É o fim do carro-pipa, da lata d’água pesada na cabeça, é muito bom ter vivido suficiente para ver esse sonho sendo realizado”, declarou.

Na ocasião, o secretário destacou que ainda há muita gente no interior que não tem acesso a água e que chega a andar quilômetros todos os dias em busca do líquido indispensável para a sobrevivência. “ Gosto de vir à comunidade, conversar de perto com as pessoas, verificar se as obras estão sendo feitas com qualidade e se as pessoas estão satisfeitas, essa é nossa maior recompensa”, disse. A prefeita de Baixio, Glória Pires Ferreira, também compareceu à solenidade.

CARIRIAÇU – Ainda no mesmo final de semana, foi a vez das comunidades de Riachão e Piripiri, no município de Caririaçu, realizarem um sonho que foi solicitado desde 2002. Camilo Santana inaugurou uma obra de R$ 400 mil, que garantiu a construção de quatro sistemas de abastecimento de água na Região. Ao todo, são 15km de adutora e 140 famílias beneficiadas. “Esse é o maior projeto da Bacia do Rio Salgado”, revelou, na ocasião, o prefeito de Caririaçu, Edmilson Leite.

O produtor rural José Barros Barbosa falou sobre a dádiva recebida e sobre a reivindicação antiga que só podia ter sido atendida “por um governo responsável e comprometido”. Para Camilo Santana, é uma obrigação do Estado garantir esse direito para um público que é responsável pela produção agrícola e pela comida que chega a casa dos brasileiros todos os dias.

“Quando a comunidade está organizada é ela quem conquista as coisas. Estamos investindo fortemente para que o problema da água seja sanado do Ceará, portanto meu sentimento ao inaugurar essa obra é forte e tenho um grande prazer em dividir essa alegria com vocês”, finalizou.

Assessoria de Comunicação da SDA – Jully Gomes (85) 3101.7631