Territórios da Cidadania apresenta matriz de ações no Cariri

9 de março de 2010 - 12:17

Cerca de 100 pessoas lotaram o auditório do Hotel Verdes Vales, onde houve a avaliação das metas do Programa para esse ano.

O Cariri é um grande caldeirão cultural do Ceará. Região peculiar marcada pela forte religiosidade, pelo rápido desenvolvimento econômico e pela força do seu povo, um povo que tem identidade própria. E foi lá, durante este mês, que o Ministério do Desenvolvimento Agrário do Ceará(MDA), a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado(SDA) e o Instituto Agropolos do Ceará reuniram, em Juazeiro do Norte, representantes da sociedade civil e gestores públicos de diversos municípios para apresentarem a matriz de ações 2010, voltada para a Região, do Programa Territórios da Cidadania.

Durante dois dias, cerca de 100 pessoas lotaram o auditório do Hotel Verdes Vales, onde houve o debate e avaliação das propostas metas do Programa para esse ano. O secretário Camilo Santana, o delegado do MDA, Francisco Sombra, o presidente do Instituto Agropolos, Marcelo Pinheiro e os prefeitos de cinco municípios participaram das atividades.

De acordo com o secretário de educação de Juazeiro do Norte, Ricardo Lima, o Programa provocou um salto no crescimento da Região, porque o debate vivo e real dá suporte e foco para a aplicação ajustada dos recursos públicos federais, estaduais e municipais . “O grande trunfo do Territórios da Cidadania é o rompimento com a compreensão individualizada dos municípios, ampliamos a nossa forma de pensar desenvolvimento, queremos avanço para todo o Cariri, de forma homogênea e com a nossa cara ”, destacou.

Para Marcelo Pinheiro, o Programa traz oportunidade para que o povo tenha participação nas decisões que estão mudando suas vidas diretamente. “ Os cidadãos estão politizados porque agora, de fato, atuam nas decisões de tomada das ações. Eles estão cada vez cientes que a política é um caminho sem volta e existe para benefício da população”, frisou

Já Camilo Santana falou sobre a parceria forte entre MDA e SDA, sobre a transparência dessa relação que só traz benefícios para população rural de todo o Estado. “Construímos um modelo que vem dando certo, graças a ele, já avançamos muito no que diz respeito à segurança hídrica, alimentar e o lançamento de alternativas de renda para o nosso pequeno agricultor”, declarou. Somado a a esse modelo, acrescentou o secretário, o Territórios da Cidadania também vem cumprindo a sua missão de integrar as ações de todos os ministérios em busca da redução das desigualdades socais do País.

MOTOCICLETAS – Durante a solenidade, Camilo e Sombra entregaram as chaves de três motocicletas para auxiliar nos trabalhos do colegiado territorial do Cariri. Uma será usada para ajudar nas atividade de para articulação dos territórios e a outra destinada aos trabalhos de comercialização.

Assessoria de Comunicação da SDA – Jully Gomes(85) 3101.7631