Pacto pela “Convivência com o Semiárido” realiza seminário na AL

7 de abril de 2010 - 16:17

“Um olhar para o Semiárido” será o tema da palestra de abertura.

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará(AL), Deputado Domingos Filho, abre amanhã de manhã(08), o Seminário do Pacto pela Convivência com o Semiárido. As mudanças climáticas e o processo de desertificação no Ceará serão os principais temas discutidos durante os dois dias do evento, que será realizado no auditório Murilo Aguiar da AL, e reunirá deputados, representantes da SDA, movimentos sociais e sociedade civil.

A iniciativa é do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Al em parceria com o Governo do Estado. A ideia de adotar esse tema para um pacto surgiu da discussão do Programa de Ações Estaduais de Combate à Desertificação e Mitigação dos efeitos da Seca(PAE), bem como das ações programadas no Plano Estratégico dos Recursos Hídricos do Ceará pelo Pacto das águas. De acordo com o assessor de Agroecelogia da SDA, Nicolas  Fabre,outra motivação importante é a realização da II ICID – Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas.

A perspectiva é estabelecer um compromisso das instituições envolvidas e da própria sociedade para a construção coletiva de um Plano Estratégico de Convivência Sustentável com o semiárido, face às mudanças climáticas e a desertificação do Estado . O parlamento cearense pretende induzir a formação compartilhada, através da criação de um arcabouço jurídico no Ceará.

A palestra de abertura intitulada “Um olhar para o Semiárido” terá como palestrante Francisco de Assis Souza Filho, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e como debatedores o vice-governador Francisco Pinheiro, Alessandro Antônio Lopes Nunes (Cáritas) e a professora Elza Maria Franco Braga, também da UFC.

À tarde, “A desertificação no Semiárido Cearense na visão do Programa de Ações Estaduais de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca” é o tema que será exposto por Roberto Bezerra, da Funceme e pelos debatedores: Marcos José Nogueira de Sousa (Uece) e João Ambrósio de Araújo Filho. Como segundo tema da tarde, a palestra “As Mudanças Climáticas e seus efeitos no Semiárido” proferida por Alexandre Costa da Uece, e ainda, um debate com o professor Francisco de Souza; Eduardo Sávio Martins (Funceme) e Rubens Sonsol Gondim (Embrapa).

Já no dia 9 pela manhã, “A Educação no Semiárido” será discutida pelos professores: Ribamar Furtado (Cetrede/UFC), João Batista Figueiredo (UFC) e Cláudio Ricardo (Ifce).

 

Assessoria de Comunicação da SDA – Jully Gomes(85) 3101.7631