Quiterianópolis dá exemplo de produção por meio do Mandalla

13 de abril de 2010 - 10:53

São 30 famílias beneficiadas com o projeto desenvolvido pela SDA.

A transformação no modo de produção de pequenos agricultores cearenses ganhou um grande aliado nos últimos anos. É o projeto Mandalla, que é desenvolvido pela equipe técnica da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e tem como proposta proporcionar a integração de diferentes espécies animais e vegetais em uma pequena área.

Os grupos de agricultores que aderiram ao modelo de produção já podem desfrutar dos resultados obtidos. Entre eles existe um município que merece destaque pelo empenho das famílias envolvidas. Trata-se de Quiterianópolis, na Região dos Inhamuns. Após um ano e seis meses do início das atividades do Mandalla, hoje são 30 famílias, em nove comunidades, trabalhando diretamente na produção.

Mensalmente, cada família consegue uma média de renda de R$ 400,00 com a comercialização de produtos como o coentro, a cebolinha, alface, beterraba, cenoura, couve, pimenta, pimentão, pimentinha, milho verde, batata doce, abóbora, macaxeira, banana, mamão, melancia, tomate, maracujá. Além disso, ainda existe a criação de pato, galinha e peixe.

A prova de que o projeto realmente tem sido bem executado foi a expansão dos negócios. Hoje, comunidades em Parambu, Novo Oriente e até em Pimenteira, no Piauí, recebem a produção das famílias. Além deles, a sede do município também é beneficiada por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O sistema de Madalla busca contribuir para o resgate da dignidade das famílias, facilitando ações necessárias a uma melhor oportunidade de vida em seu habitat, através do trabalho, da alimentação e da renda.

Assessoria de Comunicação – SDA
Kelvia Alves
85 3101-8137