Governo do Estado planeja Campanha contra Aftosa

14 de abril de 2010 - 15:48

Em 2010, a vacinação acontecerá nos meses de maio e novembro.

O Governo do Estado já começou a planejar a primeira etapa de 2010 da campanha de vacinação contra aftosa no Ceará. Desde o último dia 12, as equipes da SDA, da Agência de Defesa Agropecuária do Estado(Adagri) e da Ematerce estão reunidas no Centro de Extensão e Treinamento da Ematerce(Caucaia) para organizarem a maratona de imunização que será realizada no próximo mês de maio.

 

O secretário em exercício da SDA, Antônio Amorim, participou da abertura do encontro, que será encerrado na tarde de hoje(14). Na ocasião, ele destacou a importância do envolvimento de todos os agentes na campanha. Disse ainda que a multiplicação e a transparências das ações são necessárias. “Devemos somar experiências e conhecimentos para obtermos bons resultados”, complementou.

 

MUDANÇA

 

Em 2010, o calendário da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa sofrerá mudanças. Até 2009, a imunização era feita em duas etapas, nos meses de abril e outubro. Este ano, a vacinação também acontecerá em dois momentos, mas em meses diferentes: maio e novembro. A reivindicação , que já vinha sendo feita ao Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (Mapa), foi atendida no final do ano passado.

 

A alteração no calendário se deve à necessidade de nivelamento dos períodos de campanha em todo o país. O diretor de sanidade animal da Adagri e coordenador do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Aftosa, Roberto Frota, revela que, com esta modificação nas datas, o controle epidemiológico tem melhor domínio.