Piscicultura é destaque entre projetos do Castanhão

22 de abril de 2010 - 11:54

A média da produção de tilápias chega a 45 toneladas por mês.

 

É no entorno do Castanhão, açude que tem capacidade de armazenamento de 37% de todos os reservatórios cearenses, onde 64 homens estão investindo na criação e comercialização da tilápia. Com apoio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio do Projeto de Apoio à Pesca Artesanal e Aquicultura, os produtores do assentamento Curupati Peixe chegam a produzir 45 toneladas de tilápia por mês.

São 594 tanques distribuídos na área que o assentamento ocupa e, em cada tanque, são criados cerca de 700 peixes. Segundo Felipe Sindeaux, que faz parte da coordenação do projeto, 90% da produção é vendida para Fortaleza. Desde 2007, quando o projeto foi implementado pelo engenheiro de pesca Osvaldo Segundo, da Coordenadoria do Desenvolvimento da Pesca (Codep), os produtores passaram a comercializar além do peixe inteiro, produtos como bolinha de peixe e filé.

Próximo dali, outro assentamento também vem obtendo bons resultados com outro tipo de organização. Em Curupati, goiaba e mamão são o foco dos agricultores. Em 69 lotes de 3 hectares cada, desde 2007 as frutas cultivadas são vendidas no mercado da região. Ao todo, são mais de 30 hectares de goiaba em produção e 25 em implantação. Já o mamão, que recentemente teve início de cultivo, ocupa uma área de 15 hectares de implantação. A área irrigável deste assentamento chega a 207 hectares.

Os projetos desenvolvidos às margens do açude Castanhão fazem parte do programa de aproveitamento hidroagrícola do projeto Complexo Castanhão, realizado pela SDA. Além de agricultura e pesca, existem outros assentamentos, como o Mandacaru, ainda em fase de conclusão, que serão utilizados para a criação de gado.

Assessoria de Comunicação – SDA
Kelvia Alves
85 3101-8137