Instituto Agroplos lança serviço de indicadores agropecuários

17 de maio de 2010 - 15:26

Um serviço de informações sobre as exportações cearenses de produtos agropecuários.

O Instituto Agropolos do Ceará está disponibilizando, para consulta e impressão, em formato PDF em seu site (WWW.institutoagropolos.org.br), os Indicadores Agropecuários, divididos em cinco categorias: Frutas, Pecuária, Safra Brasil, Lavouras e Preços.

Para o presidente do Instituto Agropolos, Marcelo Pinheiro, o Indicadores Agropecuários é a ampliação do serviço de informação sobre as exportações cearenses de alguns produtos que a instituição prestou no passado e que era divulgado em forma de encarte no l Boletim Folha Rural, publicação trimestral do Instituto. “Nosso objetivo é manter um banco de dados atualizados sistematicamente e que está disponível para qualquer pessoa interessada neste tipo de informação, principalmente quem está na ponta do processo, o produtor”, disse Marcelo Pinheiro.

Os dados são coletados de várias fontes, tais como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Ematerce, além de fontes próprias. As informações são compiladas e formatadas pelo agrônomo Airton Lacerda da Cruz, do Programa de Acesso a Mercados, do Instituto Agropolos.

Na seção Frutas, estão disponíveis tabelas sobre a produção no Ceará de Abacate, Abacaxi, Acerola, Banana, Castanha de Caju, Coco,  Figo, Goiaba, Laranja, Limão, Mamão, Manga, Maracujá, Melancia, Melão, Tangerina e Uva, além de um quadro comparativo entre estas culturas.

Na parte de Lavouras, há informações sobre a produção cearense de Algodão, Amendoim, Arroz, Fava, Feijão, Girassol, Milho, Sorgo, e também um quadro comparativo entre as produções e um ranking.

Na categoria Pecuária, há indicadores sobre produção cearense de Mel, Ovos de Galinha e Leite em comparação com a produção dos demais estados Nordestinos e ainda um comparativo da produção de leite no Ceará, com outras Regiões brasileiras.

Na seção de Preços, o internauta encontra uma tabela contendo a variação mensal de vários produtos em nível de produtor no Ceará, evolução dos preços em 2010, e quadro com os preços mínimo, médio e máximo de vários produtos também em nível de produtor.

Na categoria Safra Brasil estão disponibilizados os dados contendo um balanço de oferta e demanda no período de 2004 até março de 2010, além de comparativos de produção de diversos produtos – algodão, amendoim, arroz, feijão, girassol, mamona, milho, soja, sorgo por estado e por região, entre outros dados.

 

Assessoria de Comunicação do Instituto Agropolos do Ceará – Laurisa Nutting (9942 9210)