SDA investe na valorização das Comunidades Quilombolas

18 de maio de 2010 - 15:22

São US$ 375. 589,00 em recursos.

Há pouco mais de um ano a Comunidade Carcará, em Potengi, composta por cerca de 180 pessoas, em sua maioria negras, foi reconhecida como mais um quilombo cearense. Segundo a moradora Cristina Cruz, desde então a comunidade está organizada e preparada para gerir os recursos que lhe serão destinados pelo Projeto São José, através do Programa Protagonismo Quilombola.

Já no seu segundo ano de execução, o Programa, que é financiado pelo Banco Mundial, conta com um montante de US$ 375. 589,00 que serrão investidos até o final de 2012. Para apresentar as metas previstas do Programa para 2010, a coordenadoria do Projeto São José está reunida, durante todo o dia de hoje (18), no auditório da SDA, em Fortaleza, com os representantes dos quilombos beneficiados.

De acordo com a coordenadora do Protagonismo Quilombola, Helena Araújo, somente para 2010, estão previstas a criação e a documentação de mais de 15 associações comunitárias, o fortalecimento das dez associações, 15 eventos de capacitação, a implantação de dez centros comunitários digitais, 15 cursos de informática, além de dez atividades de intercâmbio e a contratação de técnicos.

Conforme a coordenadora, o Programa visa incluir as comunidades quilombolas o processo da cidadania. “ A ideia é promover o resgate histórico e cultural, amenizar a dívida social que temos com esse povo tão marginalizado e que tanto contribui para o desenvolvimento desse País”, destacou.

“Nossas tradições e costumes são muito ricos, temos grupos de toré, banda de pífano, além de um artesanato variado. Merecemos ser valorizados por isso e pelas pessoas que somos”, declarou a quilombola Cristina Cruz.

 

Assessoria de Comunicação da SDA – Jully Gomes (85)3101.7631