A seca em Tauá

27 de maio de 2010 - 16:54

Câmara municipal realiza sessão especial para discutir o assunto.

Um total de 1.500 sistemas de abastecimento de água já foram inaugurados desde o início da gestão do Governador Cid Gomes. Outro feito do atual Governo do Estado foi a conquista de 300 mil vagas do Programa Garantia Safra, o Ceará abocanha uma fatia de 43% do total de vagas do Programa, que atende todos os estados do Nordeste, além de Minas Gerais.

A secretaria do Desenvolvimento Agrário(SDA) projeta, desenvolve e executa, diariamente, em todo o Ceará, ações que visam promover a convivência dos agricultores com o semi-árido. De acordo com o secretário Amorim, a ideia é deixar o homem do campo cada vez menos dependente das fenômenos climáticos como a estiagem ou enchentes.

Em 2010, o Ceará está sendo castigado por uma seca que já provocou a perda de 57% de toda a sua safra de grãos. A estimativa de safra traçada pela SDA, no início de 2010, era de 1,4 milhão de toneladas, mas até agora a produção só chegou a 602 mil toneladas. Em alguns municípios a situação é mais crítica, como é o caso de Tauá. Localizado no Sertão dos Inhamuns, o município registra 90% de perda da sua safra.

Para discutir medidas emergenciais, prestar contas, ouvir e tranquilizar os agricultores, a Câmara Municipal de Tauá (CMF) realizou uma sessão especial na noite de ontem(25), que contou com a participação do secretario Amorim, do prefeito municipal, Odilon Aguiar, representantes do Banco do Nordeste do Brasil(BNB) e do Banco do Brasil, da Secretaria Municipal de Recursos Hídricos, Defesa Civil e vereadores.

Presidentes de associações, sindicatos rurais e os próprios agricultores lotaram o auditório da CMF. Na ocasião, Amorim explicou e tirou todas as dúvidas sobre o Garantia Safra. Ele revelou que se até o próximo dia 15 de junho, todos os municípios inscritos no Programa estiverem adimplentes, a liberação da primeira das quatro parcelas de R$ 150 será antecipada para o mês de agosto.

Segundo o secretário, existem 5.182 produtores tauaenses inscritos no seguro, além disso 37% da população rural local esta aposentada. “Esse quadro é muito importante para amenizar os danos causados pela seca. Mas o nosso intuito é continuar investindo em políticas públicas que aliviem permanentemente esse drama”, destacou, acrescentando que a SDA já construiu 40 mil cisternas de placa e irá construir mais 63 mil. Além disso, a secretaria já licitou mil kits horosazonais para agricultores que trabalham com áreas irrigadas, cada kit reduz em até 73% o consumo de energia elétrica na atividade.

Conforme Amorim, o objetivo da SDA é universalizar o acesso a água no Ceará, principalmente através do Projeto São José, que já garantiu um financiamento de US$ 303 milhões do Banco Mundial, que começará a ser aplicado a partir do próximo ano. “Além da água, investiremos na implantação de projetos produtivos que utilizam tecnologias como a revitalização dos poços, retenção de água nos roçados, captação in situs e curvas de nível”, finalizou.

Assessoria de Comunicação da SDA – Jully Gomes