SDA inaugura fábrica de beneficiamento de Pequi no Crato

31 de maio de 2010 - 16:35

Vinte famílias moradoras do Sítio São José foram beneficiadas com o equipamento.

Os investimentos do Governo do Estado na região do Cariri continuam a levar desenvolvimento para o Sul do Estado. Dessa vez, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado(SDA) inaugurou, no município do Crato, uma fábrica de beneficiamento de Pequi. As vinte famílias moradoras do Sítio São José foram beneficiadas diretamente com o equipamento, no qual foram investidos R$ 82.719,00.

A solenidade de inauguração aconteceu na noite do último sábado(29) e contou com a participação do secretário do desenvolvimento Agrário do Estado, Antônio Rodrigues Amorim, do vice-prefeito do Crato, Raimundo Filho, do deputado federal, José Nobre Guimarães, do deputado estadual, Sineval Roque, do ex secretário da SDA, Camilo Santana, do presidente do Instituto Agropolos do Ceará, Marcelo Pinheiro, dentre outras autoridades.

De acordo com o presidente da Associação dos Produtores do Sítio São José, Cícero Soares, a safra do pequi proporciona o aproveitamento da mão de obra de muitos agricultores, jovens e mulheres, gerando emprego e renda nas comunidades rurais. “Somente aqui no São José existem 3000 pés de piqui com idade ideal para a frutificação. A fábrica será de grande serventia para nossa economia”, destacou o agricultor.

Segundo Amorim, em todo o Crato, a produção de Pequi rende R$ 977.000,00 para os produtores do município, movimentando o comércio em toda a Região.

Saiba Mais – O pequi é uma árvore nativa do cerrado brasileiro, cujo fruto é muito utilizado na cozinha nordestina. Dele é extraído um azeite denominado azeite de pequi. Seus frutos são também consumidos cozidos, puros ou juntamente com arroz e frango.O sabor e o aroma dos frutos são muito marcantes e peculiares. Pode ser conservado tanto em essência quanto em conserva.

 

 

Assessoria de Comunicação da SDA – Jully Gomes (85) 3101.7631