Agricultores do Cariri receberam 46 tratores

7 de junho de 2010 - 11:53

O secretário Amorim entregou as chaves no Parque de Exposições do Crato.

“Trabalhar menos, produzir mais e ganhar mais dinheiro”. De acordo com o secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Antônio Rodrigues Amorim, é isso que o Governo do Estado almeja para as mais de 300 mil famílias de pequenos agricultores cearenses. Para tanto, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário(SDA), através do Projeto São José, vem levando a modernização para o campo, através da liberação de equipamentos e insumos agrícolas para esse público.

Na manhã de ontem(06), dezenas de pequenos produtores de 25 municípios da Região do Cariri estiveram no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, no Crato, onde receberam 46 tratores que beneficiarão 2.674 famílias. A ação representou um investimento de R$ 3 milhões e 305 mil.

O secretário Amorim, o deputado estadual Sineval Roque, o presidente do Instituto Agropolos do Ceará, Marcelo Pinheiro, o prefeito de Barbalha, José Leite, o coordenador do Projeto São José, Josias Farias Neto, além de outros diversos prefeitos, representantes da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece), dentre outras autoridades participaram do evento.

Amorim entregou pessoalmente as chaves dos tratores para os presidentes de cada Associação Comunitária contemplada com a chegada do trator. Bastante emocionada, Erivanda Ribeiro, que é presidente da Associação dos Trabalhadores do Comunidade de Saco dos Bois, no município de Baixio, comemorou muito: “finalmente vamos sair do cabo da enxada, ninguém que vive na cidade pode entender o significado disso”, declarou a agricultora.

“ O nosso papel é transformar os sonhos de vocês em políticas públicas eficazes para o Ceará”, disse o secretario ao iniciar uma palestra, acompanhada atentamente pelos produtores, sobre o uso adequado dos tratores e o manejo sustentável das terras. Além da entrega dos tratores, a SDA promoverá a capacitação dos produtores, que serão instruídos a utilizarem as máquinas sem provocar erosão do solo e a implantarem novas tecnologias nas práticas agrícolas.

Assessoria de Comunicação da SDA – Jully Gomes (85) 3101.7631