Leite de cabra no Ceará

16 de junho de 2010 - 14:48

Artigo do secretário Amorim publicado na edição do dia 12/06/10 do jornal “O Povo”.

Artigo

Leite de cabra no Ceará

Antonio Rodrigues Amorim – 12/06/2010 02:00

O projeto de incentivo a produção e consumo de leite de cabra do Ceará é um dos destaques da atual gestão da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA). Começou a ser executado em agosto do ano passado e já é exemplo de sucesso, sendo um dos um dos responsáveis pelo fortalecimento da cadeia produtiva do leite nos dois municípios em que está atuando:Horizonte e Pacajus. Nessas cidades, o Governo do Estado compra o leite dos pequenos produtores e distribui para as pessoas carentes que estão em situação de insegurança alimentar como gestantes, crianças de até seis anos e idosos.

Com o sucesso do Programa Leite Fome Zero, que é executado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e também compra e distribui leite bovino no Ceará, a SDA resolveu investir na mesma metodologia para também impulsionar a produção do leite de cabra. Com o crescimento da produção nos municípios já atendidos, o Programa será estendido para Horizonte e Pacajus.

Concomitantemente, outro município que está sendo beneficiado com a distribuição do leite de cabra é Quixeramobim, que recebe a cota diária de 500 litros, sendo este leite produzido nos municípios de Quixadá, Banabuiú e Choró. A distribuição também atende outros municípios do Região Baixo Jaguaribe, como Quixeré, Limoeiro do Norte, São João do Jaguaribe e Russas. Após a implantação do Leite Fome Zero (Cabra) em todos os municípios previstos, a quantidade total do leite para consumo do público alvo será de 2800 litros leite/dia para o ano de 2010.

São ações como essa que incrementam a cadeia produtiva da caprinocultura leiteira no nosso Estado, beneficiando produtores, através da garantia da compra e o consumo por cidadãos com vulnerabilidade nutricional. É o Ceará partindo na frente e mostrando que pequenos pecuaristas estão organizando, produzindo cada vez mais e contribuindo para amenizar o problema da fome no semi-árido. Essas experiências bem sucedidas ganharão visibilidade no XIV Seminário Nordestino de Pecuária, o já consagrado Pecnordeste. Iremos mostrar o que há de bom aqui, disseminando ideias e tecnologias que devem servir de exemplo em todo o nosso País

 

ANTÔNIO RODRIGUES AMORIM

Secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará