Servidores do Sistema Estadual de Agricultura homenageados no PecNordeste

16 de junho de 2010 - 10:14

Pelos trabalhos que resultaram na mudança da classificação sanitária do Ceará em relação a aftosa.

A XIV Seminário de Nordestino de Pecuária (PECNordeste) prossegue em Fortaleza até o próximo dia 17 de junho. O evento, que acontece no Centro de Convenções do Ceará, conta com participação do Governo do Estado, através de ações da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA) e vinculadas.

Na solenidade de abertura do PEC, os servidores do Sistema Estadual de Agricultura foram homenageados pelos esforços empregados nos trabalhos que resultaram na mudança histórica da classificação sanitária do Ceará em relação à febre aftosa: o Estado migrou da situação de risco desconhecido da doença para a zona de risco médio. O secretário do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, recebeu a placa honrosa.

O governador Cid Gomes, representado pelo presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece), Francisco Zuza de Oliveira também foi agraciado por essa grande conquista da pecuária cearense, bem como o ex-secretário do Desenvolvimento Agrário, Camilo Sobreira de Santana.

“A emoção é grande, só os servidores da SDA e vinculadas, como Adagri e Ematerce, sabem como a luta foi árdua, mas valeu muito a pena, afinal o Ceará teve as portas abertas para a comercialização da sua carne bovina, o Estado deu um grande passo”, declarou Antônio Amorim.

ATIVIDADES – A SDA montou um estande, onde uma equipe de técnicos apresentam aos visitantes principais projetos e ações que estão ajudando a agricultura familiar cearense a se desenvolver cada vez mais. O espaço conta ainda com a participação de dez produtores atendidos pela Ematerce. Eles estão vendendo produtos oriundos das suas comunidades como: queijo, castanha, cachaça, caju, doces, artesanato, tapioca e licor.

 

Assessoria de Comunicação da SDA – Jully Gomes (85) 3101.7631