III Feira da Agricultura Familiar é lançada na Assembleia Legislativa

23 de junho de 2010 - 14:50

A feira será realizada de 1° a 4 de julho no Parque de Exposições Governador César Cals.

A III Feira da Agricultura Familiar foi lançada nesta terça-feira (22/06) durante audiência pública da Comissão de Agropecuária, Recursos Hídricos e Minerais da Assembleia Legislativa solicitada pelo deputado Neto Nunes (PMDB). A feira será realizada de 1° a 4 de julho no Parque da Expoece, localizado na Avenida Sargento Hermínio, 2677, em Fortaleza. O evento é uma parceria da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece).

Segundo o deputado Neto Nunes (PMDB), a Feira da Agricultura Familiar é uma forma de divulgar e incentivar a venda de produtos destes pequenos agricultores. Já o deputado Nelson Martins (PT) destacou os avanços alcançados por meio das políticas púbicas e do trabalho dedicado do Governo do Estado e da Fetraece. Ele disse que a experiência da Feira da Agricultura Familiar é extremamente positiva porque demonstra na prática que o poder público pode fazer parcerias com entidades da sociedade civil sem que estas percam sua autonomia. “A Feira mostra ainda que é possível produzir mais e criar novos mecanismos de comercialização”, afirmou.

O deputado Hermínio Resende (PSL) comentou que a Feira está no calendário de eventos oficiais do Estado, através da lei 248/2008, oriunda de projeto sugerido por ele. “A Feira é também uma forma de lembrar o passado e conviver com os amigos do sertão. Ela cresce numericamente e em qualidade graças ao desejo que os agricultores têm de mostrar seu trabalho”, disse.

O presidente da Fetraece, Moisés Braz Ricardo, afirmou que a agricultura familiar é capaz de transformar a realidade do campo e colocar alimentos de qualidade na mesa dos brasileiros. Defendeu que com mais financiamento e assistência técnica a produção familiar pode crescer no Ceará. “O desenvolvimento urbano passa pelo desenvolvimento rural, pelo crescimento do campo”, concluiu.

Ele adiantou que a Feira deste ano terá atrações de sucesso das edições anteriores como a Casa de Farinha e o Engenho de Cana, além de novidades como a Casa do Ferreiro. Terá ainda, segundo Moisés Braz, muitos itens produzidos de forma orgânica, sem o uso de agrotóxicos.

O secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Antônio Rodrigues Amorim, destacou que a Feira é uma oportunidade de troca de experiência entre produtores incentivando novas práticas de manejo e o melhoramento genético. Ele destacou a importância do trabalho dos governos, através das políticas públicas, e das instituições financeiras, na concessão de financiamentos, para que a agricultura familiar possa fazer mais com menos esforço, mais qualidade e mais renda. “Esse pequeno negócio pode ser grande e nos próximos anos a discussão aqui seja de como aumentar o volume de produção e exportar esta produção familiar”.

Estiveram presentes na audiência pública representantes do Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Instituto Agropolos e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE).
MM/JU