Foi dada a largada na III Feira da Agricultura Familiar

2 de julho de 2010 - 10:24

A primeira semana do mês de julho em Fortaleza é dos agricultores familiares do Ceará.

Já virou tradição. A primeira semana do mês de julho em Fortaleza é dos agricultores familiares do Ceará.  Isso porque a Feira Cearense da Agricultura Familiar (Feceaf) já faz parte do calendário oficial da Capital. Na noite de ontem (01), uma grande festa marcou a abertura do evento que prossegue até o próximo domingo (04) no Parque de Exposições Governador César Cals e que conta com a participação de 1000 agricultores espalhados em 350 estandes.

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Antônio Amorim, e o presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado (Fetraece), foram os grandes anfitriões da festa que recebeu dezenas de autoridades, dentre elas o secretário nacional de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Humberto Oliveira.

Amorim aproveitou o momento para entregar aos pequenos produtores as chaves de 120 tratores liberados pelo Projeto São José para associações comunitárias de 60 municípios cearenses. Um investimento de R$ 9 milhões que está beneficiando mais de 7.800 famílias de trabalhadores rurais.

Mas essa foi apenas a primeira grande ação da noite. Na ocasião, o secretário e o presidente do Instituto Agropolos do Ceará, Marcelo Pinheiro, lançaram o Selo Agricultura 100% familiar. O selo identifica os produtos da agricultura familiar cearense e é a garantia de que o produto vem de uma unidade de base familiar. A meta é agregar valor à agricultura familiar, que vem investindo cada vez mais na qualidade e na padronização dos seus produtos para aumentar a competividade e conquistar mais espaços no mercado.

O agricultor de Tauá, Raimundo Silva, participou da solenidade onde foi agraciado com o selo em seus produtos que trouxe para a Feira. “É um orgulho sem tamanho ver o que eu produzi lá no campo e trouxe de longe para comercializar aqui agora com essa grife. Nunca havia recebido um apoio tão grande como esse. É uma honra participar desses momentos, esse espaço montado aqui é um estímulo para os trabalhadores da terra”, comemorou.

E como a noite estava recheada de novidades e surpresas, o secretário Humberto Oliveira lançou o Plano de Desenvolvimento Territorial do Ceará, que reúne as premissas que foram discutidas em todos os colegiados territoriais cearenses no que diz respeito à implantação de políticas públicas eficazes para a melhoria da qualidade de vida no interior do Estado.

Oliveira destacou o esforço da atual gestão da SDA, que segundo ele, foi a melhor e a que mais destacou em todo Brasil. “Desde o início e 2007 estamos trabalhando juntas com total afinidade de ideias, projetos, esforço e ações. Agora o nosso público, que são os agricultores familiares, estão colhendo os frutos dessa boa relação”, constatou.

Segundo os organizadores, a expectativa é que a III Feceaf movimente R$ 20 milhões de negócios e receba a visita de cerca de 20 mil pessoas por dia. Esta edição conta coma  participação de 350 animais e o dobro da quantidade de produtos que foram comercializados no ano passado.

 

Assessoria de Comunicação da SDA – Jully Gomes (85) 3101.7631