Debate na AL busca medidas emergenciais para seca verde no CE

8 de julho de 2010 - 12:04

Antônio Amorim participou da audiência que discutiu o tema.

Foi aberto na manhã desta quinta-feira (08/07), durante o Primeiro Expediente na Assembleia Legislativa, debate para tratar da seca verde no Estado e as consequências e providências para minimizar seus efeitos. A iniciativa é do presidente da Casa, deputado Domingos Filho (PMDB), e do presidente da Comissão de Agropecuária e Recursos Hídricos, deputado Neto Nunes (PMDB). A proposta também foi subscrita pelos deputados Hermínio Resende (PSL), Rachel Marques (PT), Welington Landim (PSB) e Roberto Cláudio (PSB). O secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Antônio Amorim, participou do encontro.

Domingos Filho deu início ao debate agradecendo a presença das representações de vários municípios e entidades ligadas à agricultura do Estado. O parlamentar explicou que a realização do debate foi provocado pela angústia “que temos experimentado no Ceará diante dessa problemática”. De acordo com Domingos Filho, o que se pretende com a realização do debate, é buscar soluções rápidas no sentido de resolver os problemas causados com a inconstância das chuvas. “Situações emergenciais devem ser tratadas com medidas emergenciais. Todos os esforços têm que ser emprestados e articulados para que no campo de sua atuação, tanto os estados como os municípios possam dar conta de amenizar as dificuldades que nossos irmãos cearenses estão passando”, ponderou.

Domingos Filho destacou que mesmo a região do Cariri que costumeiramente tem uma boa distribuição pluviométrica em época de seca, tem sido “duramente maltratada”. Quanto aos agricultores dos sertões dos Inhamuns e Crateús, Sertão Centro Sul, Vale do Acaraú e Sertão de Canindé, ele informou que já perderam 70% de suas safras, quando a perda média é da ordem de 66,22% da produção de grãos.

Com base em dados da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Ceará (Ematerce), Domingos Filho informou que as precipitações pluviométricas estão 44% abaixo da média histórica do Estado.

O deputado Neto Nunes ressaltou que a ideia de se fazer o debate se deve à relevância da questão e da premente necessidade de resolvê-la. Ele defendeu que a causa deve ser tratada com “carinho e dedicação” pelas autoridades públicas. “Chegou o momento no qual temos que começar a agir e resolver os problemas dos trabalhadores”.

Também participam do debate  João Vasconcelos Sousa, comandante Geral do Corpo de Bombeiros e coordenador Estadual da Defesa Civil do Estado; Francisco Zuza de Oliveira, presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado (Adece); José Ramos Torres, presidente da Federação da Agricultura do Estado (Faec) e Luiz Carlos Ribeira, secretário de Política da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetraece).