Atrações de encher os olhos e o paladar

12 de julho de 2010 - 22:58

Em sua primeira noite, a Exposição já foi tomada por uma multidão de visitantes que querem aproveitar cada minuto da Festa.

Após a solenidade oficial de abertura da Expocrato 2010, o secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Antônio Rodrigues Amorim, percorreu todo o Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, onde conferiu de perto a infinidade de atrações ofertadas pelo evento.

Em sua primeira noite, a Exposição já foi tomada por uma multidão de visitantes que querem aproveitar cada minuto da Festa. Amorim participou da inauguração do Pavilhão Sarah Cabral, um equipamento do Geopark Araripe, instituição coordenada pela Universidade Regional do Cariri (Urca).

O espaço reúne uma grande quantidade de instalações e equipamentos multimídia que retratam a Serra do Araripe, como as pedras, os fósseis e a rica vegetação. O Pavilhão retoma também toda a história e evolução da região desde a época dos dinossauros, tudo isso através de esculturas, maquetes e pinturas, que tornam o lugar atrativo e de grande interatividade com o público.

Em seguida, Amorim visitou os estandes da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e do Instituto Agropolos do Ceará, que esse ano conta com apresentações de uma banda de forró pé de serra, além de um lago artificial, exposição de produtos de comunidades onde o órgão presta assistência técnica e a réplica de uma propriedade com uma cisterna de placa funcional.

O secretário esteve também no Pavilhão da Agricultura Familiar, que está reunindo trezentos agricultores familiares trazidos pela a Ematerce. Eles tevaram para a Expocrato 2010 uma série de itens produzidos no campo, para serem comercializados durante os oito dias da feira, como queijos, manteigas, castanhas, tapiocas, doces, bolos, dentre outros.

A Minifazenda e a Casa de Farinha continuam chamando muita atenção e atraindo um grande número de pessoas para visitação e compras. Presentes em outras edições do evento, a cada ano elas vêm repaginadas e com novidades. “Esse ano, a Casa de Farinha foi duplicada e as atividades, que englobam todo o processo de beneficiamento da farinha de mandioca e a comercialização dos produtos derivados, como a tapioca, o beiju e a goma fresca, estão muito mais sistemáticas, ágeis e organizadas”, disse o secretário, impressionado com a evolução e com magnitude do evento.

 

Assessoria de Comunicação da SDA – Jully Gomes (85) 3101.7631