Dia de Campo sobre cultivo Protegido e Diversificado de Frutas e Hortaliças

14 de julho de 2010 - 10:13

atividade acontece amanhã (15), a partir das 9 horas, em Caririaçu.

Será realizado amanhã, a partir as 9h, o Dia de Campo sobre Cultivo Protegido e Diversificado de Frutas e Hortaliças, no município de Caririaçu, como parte das atividade que estão acontecendo durante a Expocrato. O Dia contará com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Antônio Rodrigues Amorim.

O Projeto, que é uma uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Instituto Agropolos do Ceará, Ematerce e Secretaria de Agricultura do Município de Caririaçú,  está implantado numa área da Associação da Comunidade Agrícola do São Lourenço. O objetivo do Dia de Campo é  mostrar e incentivar a prática de uma exploração agrícola sustentável em pequenas comunidades rurais que desenvolvem agricultura familiar, fundamentada nos principais aspectos que norteiam esse tipo de atividade, que são os aspectos ambientais, sociais e econômicos.

Quanto aos aspectos ambientais, o cultivo protegido é uma tecnologia inovadora em que o plantio fica protegido por uma estrutura de tela, evitando o ataque de determinadas pragas que provocam sérios danos econônicos, reduzindo em até 90% o uso de inseticidas, ofertando assim, um produto limpo, além de funcionar como quebra-vento.

O sistema de irrigação utilizado é microaspersão e gotejamento, o que permite a exploração racional dos recursos hídricos, com maior eficiência de irrigação e melhor aproveitamento de água pelas culturas.

O policultivo ou cultivo diversificado elimina a prática da monocultura, tornando o ambiente mais equilibrado, pelo controle natural de insetos. Além disso, ocorre a manutenção da fertilidade do solo, pois plantas de espécies diferentes exploram camadas diferentes do solo e extraem diferentes nutrientes.

São cultivadas hortaliças como abóbora, alface, batata-doce, beterraba, cebolinha, cenoura, coentro, melancia, pimentão, repolho e tomate. Frutas também são cultivadas na área como ata, atemoia, banana, goiaba, graviola e tangerina e também outras culturas como macaxeira, feijão verde e milho verde, onde antes só se plantava milho e feijão na época chuvosa.

A adubação é feita utilizando composto orgânico e biofertilizante líquido, produzidos a partir da mistura de esterco de animais e restos de cultura, materiais existentes dentro da propriedade. Tudo é aproveitado.

O controle de pragas e doenças é feito com uso de inseticidas e repelentes naturais, promovendo um equilíbrio ambiental e produzindo alimentos limpos e saudáveis, sem uso de produtos químicos.

No que tange aos aspectos sociais, é uma exploração contínua, ou seja, o ano inteiro, gerando trabalho no campo, direta e indiretamente. Combate o êxodo rural, evitando que jovens agricultores migrem para as grandes cidades. Melhoria na alimentação, qualidade de vida e saúde das famílias envolvidas, pela grande diversidade de alimentos fornecidos para consumo. Por fim, propicia a oferta de produtos limpos e saudáveis à sociedade.

Em relação aos aspectos econômicos, o  cultivo protegido pomove a melhoria na renda das famílias envolvidas, por terem vários produtos para ofertar em diferentes épocas do ano, e a diversidade também gera bom valor agregado, permitindo uma boa renda média mensal.