Selo da Agricultura Familiar é lançado no Cariri

19 de julho de 2010 - 11:50

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e o Instituto Agropolos do Ceará lançaram o Selo da Agricultura Familiar na Região do Cariri, quando da realização da Expocrato 2010, de 9 a 18 de julho. Dois agricultores com o mesmo nome, José Gonçalo de Aquino, do Sítio São Lourenço, no município de Caririaçu, receberam, na ocasião, a certificação e expuseram os tomates e pimentões que já produzem de forma orgânica em sua terra, com a assistência técnica do Instituto Agropolos.

Para o presidente do Instituto Agropolos, Marcelo Pinheiro, “o selo vai ajudar a fortalecer e valorizar a Agricultura Familiar, visto que hoje 84% das unidades produtivas do Brasil são de base familiar e, juntos, todos estes agricultores garantem 70% de tudo que é consumido pelos brasileiros em suas refeições”.

O selo irá também contribuir para a inclusão social, segundo o presidente do Instituto, na medida em que os produtos da agricultura familiar intensificam o desenvolvimento local, ajudando a melhorar a qualidade de vida dos produtores e de sua família.

O secretário de Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, ressaltou que o selo “mostra   a cara da agricultura familiar, é a sua identidade”. Daí porque, na sua opinião, “o mercado vai exigir que os produtos sejam certificados”.

Estiveram também presentes à solenidade de lançamento do Selo 100% Agricultra Familiar, no estande do Instituto Agropolos, na Expocrato, o presidente da Ematerce, Itamar Teixeira; Chico Alves, representando a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece); o secretário de Agricultura de Caririaçu, Múcio Lacerda Botelho; o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Aurora, José Dácio; o articulador do Território da Cidadania do Cariri, Pedro Lobo; Jorge Pinheiro, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em Juazeiro do Norte.