Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mauriti realiza Congresso

20 de julho de 2010 - 11:36

Na pauta, o Enfrentamento da Estiagem e o Fortalecimento da Agricultura Familiar.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mauriti realizou, no último final de semana, seu 3° Congresso no Município, onde reuniu dezenas de agricultores da Região para discutirem temas como o Enfrentamento da Estiagem e o Fortalecimento da Agricultura Familiar e o Fortalecimento do Projeto Sindical. O secretário do Desenvolvimento Agrário, Antônio Rodrigues Amorim, e o presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará, Moisés Braz Ricardo, foram os palestrantes convidados.

Na ocasião, Amorim fez um traçado das mais importantes políticas públicas que vem sendo implementadas pelo Governo do Estado, através da SDA, para promover a convivência saudável do agricultor com o semi-árido. Segundo ele, é com esse propósito que, durante os últimos quatro anos, a Secretaria vem executando ações nos 184 municípios do Ceará. “ A ideia é que o produtor não fique mais à mercê de variações climáticas e, tenha acesso a tecnologias e práticas adequadas para garantir a sua produção e o seu sustento,.independente de fenômenos como a estiagem ou a excesso de chuvas”, declarou.

O Secretario falou sobre a grande evolução do setor primário da economia alcançada nos últimos anos. Ele revelou que hoje existem 625 mil pessoas que recebem aposentadoria rural no Ceará. Isso representa mais de um terço da população da zona rural, são R$ 3 bilhões e 600 mil liberados anualmente. “ Essa mudança é sobretudo uma conquista sindical, uma prova de que a luta e a organização compensam e dão resultados concretos”, destacou.

De acordo com Amorim, se somados os recursos disponibilizados anualmente para os aposentados rurais e para o Bolsa Família equivalem a 12 safras de milho no Estado. E ainda tem o Garantia Safra, acrescenta o secretário, ressaltando que 43,85% dos recursos totais do Programa são destinados ao Ceará. “ São 300 mil vagas para cá, somente o município de Mauriti recebe mais do que o estado do Maranhão inteiro”, disse.

Na sequência, ele chamou a atenção para a quantidade de cisternas de placa construídas pelo atual Governo, em parceria como o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome(MDS). Já existem 49 mil e 28 instaladas, até o final de 2011 serão 100 mil. “Iremos cumprir a nossa proposta de garantir a segurança hídrica da nossa população rural”, assegurou.

Amorim discorreu ainda sobre programas como o de regularização fundiária (38 mil títulos entregues em Mauriti), as mandalas, quintais produtivos, tanques de resfriamento de leite, Pronaf Mais alimentos, dentre uma infinidade de ações desenvolvidas diariamente nos quatro cantos do Estado. “Durante uma seca como a que estamos enfrentando esse ano, algumas pessoas alardeiam e exigem medidas emergenciais, mas temos que observar tudo o que está sendo feito diariamente e celebrar os avanços e a melhoria de vida nunca vista antes no nosso sertão”, salientou.

 

 

 

Assessoria de Comunicação da SDA – Jully Gomes (85) 3101.7631