Abacaxi de sequeiro incrementa a agricultura na Serra do Araripe

22 de julho de 2010 - 16:05

Secretário Amorim visita cultivo da fruta em Santana do Cariri.

Fruta robusta de sabor doce. O secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Antônio Rodrigues Amorim, esteve em Santana do Cariri e ficou encantado com o que viu. Durante um final de tarde, ele visitou a extensa roça do agricultor Cícero Valdevino, onde pôde experimentar alguns dos abacaxis que o produtor cultiva numa área de sete hectares.

Amorim descobriu que o município possui 100 hectares de área plantada com abacaxi, uma atividade que envolve 25 famílias de agricultores da Região. O produttor Cícero está vendendo por R$ 1,50 a unidade no mercado regional. “Zelo muito pela minha roça, minha produção é de muita qualidade e garante o sustento da mulher e dos meus sete filhos”, revelou o agricultor.

De acordo com o técnico da Ematerce, Francisco Novaes, a cultura do abacaxi apresenta alta rentabilidade econômica, apesar de requerer tratos culturais intensivos, o que encarece o custo de produção, mas com a aplicação de defensivos agrícolas e a assistência técnica da Ematerce, que acompanha semanalmente os plantios, a atividade se torna bastante viável.

Durante a visita, Amorim observou o agricultor colhendo alguns frutos e ele próprio aproveitou para pegar no fação e extrair da planta alguns abacaxis. “Só colhemos o fruto quando a cor da casca já está ficando amarelada”, ensina Valdevino.  A área do produtor dispõe de cerca de 10 mil plantas por hectare.

O secretário ficou impressionado com o trabalhado desenvolvido em Santana e a qualidade do abacaxi gerado num solo arenoso e não muito fértil como o da Serra do Araripe. “Hoje estou realizado, é muito bom me deparar como uma realidade tão agradável, ver casos de sucesso como esse no interiorzão do Ceará. Isso é resultado da junção entre o empreendedorismo do agricultor cearense e o suporte de práticas agrícolas corretas disseminadas pelos técnicos da Ematerce”, declarou.

Assessoria de Comunicação da SDA – Jully Gomes (85) 3101.7631