Amorim abre seminário de integração do Agropolos em Fortaleza

29 de julho de 2010 - 15:47

O objetivo é integrar os colaboradores para fortalecer as políticas públicas em benefício dos agricultores familiares.

Integrar os colaboradores para fortalecer ainda mais as políticas públicas em benefício dos agricultores familiares. Esse é o objetivo do Seminário de Consolidação do Planejamento Estratégico participativo do Instituto Agropolos. O encontro, que teve início na noite de ontem (28), prossegue até amanhã (30), no Centro Espiritual Uirapuru, em Fortaleza.

Na abertura do evento, o secretário do Desenvolvimento Agrário, Antônio Rodrigues Amorim, e o presidente do Instituto Agropolos, Marcelo Pinheiro, deram às boas vindas aos 120 participantes, dentre eles coordenadores e técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) das Unidades Territoriais, coordenadores do Projeto Biodiesel, técnicos que trabalham nas Bases de Serviço de Comercialização, técnicos que trabalham nos projetos dos Territórios e todos os coordenadores de Programas e Projetos do Instituto em todo o Ceará.

O Secretário aproveitou a ocasião para frisar a importância do Seminário, que é uma grande oportunidade para consolidação das metas, para intercâmbio de ideias e conhecimentos dos trabalhos e dos projetos dos colegas de Empresa. “Muitos de vocês realizam atividades complementares, mas por pura falta de comunicação e estímulo não tomam conhecimento que podem se ajudar. Por isso, a necessidade de reuniões como essa, que devem ser periódicas em qualquer organização “, destacou.

Amorim falou ainda sobre os principais programas da SDA executados com o suporte dos técnicos do Agropolos, como o Programa de Regularização Fundiária (o maior da América Latina), o Programa Biodiesel do Ceará, o Programa de Cisternas (que já construiu 46 mil equipamentos desde 2007), o Programa de Territorialização, dentre outros.

Outro fator relevante, acrescentou Amorim, é o registro e o acompanhamento do está sendo feito pelo Instituto em todo o Estado. “ Temos a péssima mania de não registrar o nosso trabalho, e quando documentamos, não mostramos. Portanto esse é o momento, essa é a chance”, disse.

PAINEL – O painel de abertura do Seminário teve como tema “As recentes mudanças operacionais do Instituto Agropolos do Ceará”, e foi composto de três palestras: “A ampliação dos compromissos institucionais nos últimos três anos”, proferida pelo diretor Administrativo-Financeiro, Antonio Carlos Rodrigues Lima; “A nova estrutura organizacional aprovada pelo Conselho de Administração dentro do Regimento Interno”, pelo diretor Técnico Weber Araújo, e “As motivações para o processo de interiorização, o estágio atual e as perspectivas para 2011”, ministrada pelo presidente Marcelo Pinheiro.

Assessoria de Comunicação da SDA – Jully Gomes (85) 3101.7631