Quixadá se prepara para Feira de Caprinos e Ovinos

11 de agosto de 2010 - 15:08

Amorim abre oficialmente hoje (11), partir das 19 horas, a Expocece.

O município de Quixadá será a capital da ovinocaprinocultura no Ceará. O secretárioo do Desenvolvimento Agrário do Estado, Antônio Rodrigues Amorim, abre oficialmente hoje (11), partir das 19 horas, em Quixadá, a Expocece- Feira de Ovinos e Caprinos do Estado do Ceará. Realizado pela Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Ceará (Acocece), com o apoio da SDA, do Sebrae no Ceará, entre outros parceiros, o evento, que prossegue até o próximo dia 15, chega à sua trigésima terceira edição cheio de atrações.

Além da organização e integração dos produtores, da realização de dias de campo, concursos, leilões, e promoções culturais como o desfile do bode e da garota berro, a programação terá dois outros atrativos: a produção do maior queijo de leite de cabra e a Praça do “Cumpadim”, com a bodega do Bode, espaço temático criado para atrair visitantes e produtores. Nela, pode-se encontrar toda a produção dos associados da Acocece, como queijos, doces, iogurte, mantas de carne e o tradicional churrasco.

Reconhecido por ser um evento que envolve toda a cadeia produtiva ovina e caprina da Região, do produtor da agricultura familiar ao de maior porte, e que tem estimulado o melhramento genético dos animais, a Expocece tem se notabilizado também pelos bons negócios realizados. Em 2009, a Feira movimentou um volume superior a R$ 1 milhão só na vendas do leilão, que reuniu produtores cearenses e de outros estados, atraídos pela qualidade e produtividade das raças apresentadas.

Este ano, a quinze dias do evento, a organização já havia comercializado todos os espaços de currais e baias. Vale destacar que boa parte dos participantes e do público não é da cidade, o que ajuda a aquecer também o movimento de bares, rerstaurantes, hotéis e pousadas.
A população de 50 mil caprinos e ovinos de Quixadá têm sido alvo de programas e parcerias que têm possibilitado a reeducação do produtor, tanto a nível de capacitação, como de crédito, acesso a mercados e, principalmente, manejo básico.

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adagri) é peça fundamental nesse processo, assegurando a melhoria do rebanho e a manutenção das boas práticas de criação na ovinocaprinocultura. Destacam-se, entre as iniciativas, a inclusão de mais de 60 produtores da agricultura familiar na merenda escolar, vendendo, semanalmente, mais de 1.000 litros de leite de cabra ao Governo do Estado.