Um total de 503 famílias beneficiadas com projetos produtivos no Sertão Central

16 de agosto de 2010 - 16:48

Uma parceria entre a SDA e o Projeto Dom Hélder Câmara investiu R$ 1 milhão em cinco municípios cearenses.

Centenas de agricultores familiares de cinco municípios do Sertão Central lotaram o auditório do Memorial Antônio Conselheiro, em Quixeramobim, na manhã da última sexta-feira (13). Eles foram os grandes beneficiados de uma série de projetos produtivos implantados na Região, através de uma parceria entre a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e o Projeto Dom Hélder Câmara.

Ao todo, foram contempladas 503 famílias residentes em assentamentos rurais dos municípios de Senador Pompeu, Choró, Banabuiú, Quixadá e Quixeramobim. Um investimento de R$ 1 milhão assegurou a viabilização de  28 projetos, dentre eles: galinha caipira, apicultura, caprinocultura, piscicultura, artesanato em rede, ovinocultura, quintais produtivos exclusivos para mulheres, além da construção de Centro Sociais.

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Antônio Rodrigues Amorim, o diretor do Projeto Dom Hélder, Expedito Rufino, o prefeito municipal de Quixeramobim, Edmílson Júnior, o representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), José Aírton, e o diretor da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece), Francisco Militão, prestigiaram a solenidade.

Para Militão, o momento era de celebrar a conquista, a vitória da luta pela terra. “Nós produtores estamos felizes porque o Ceará inaugurou uma nova forma de fazer política. As ações estão descentralizadas e, de fato, estão chegando aos mais necessitados”, declarou.

Já Expedito Rufino destacou que os órgãos públicos e organizações não govermanentais são apenas os facilitadores de uma luta que é do povo. “O combate à pobreza rural e o apoio ao desenvolvimento agrícola é nossa missão. A população não deve ser privada das oportunidades que potencializam suas habilidades, os recursos têm que chegar a esse público”, frisou o diretor.

Na ocasião, o secretário Amorim homenageou o líder que deu nome ao local do evento. Ele relembrou a força, a coragem e a inteligência de Antônio Conselheiro. “Um analfabeto que soube como ninguém defender as ideias e lutar pelas necessidades do seu povo. O ser humano já faleceu, mas a força da sua revolução repercute até hoje no sangue do nosso povo”, finalizou.

Assessoria de Comunicação da SDA– Jully Gomes (85) 3101.7631