Governo do Estado entregou Planos de Desenvolvimento dos Assentamentos Rurais

31 de agosto de 2010 - 17:42

Nos documentos, as expectativas e os projetos desejados para cada localidade.

Mais de seis meses de trabalho intenso, reuniões e oficinas nos quatro cantos do Estado. O Instituto Agropolos do Ceará, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado(SDA) e os agricultores cearenses finalizaram, neste mês de agosto, 41 Planos de Desenvolvimento dos Assentamentos Rurais (PDA).

O PDA consiste em um projeto, elaborado em parceria com os técnicos do Governo do Estado e os produtores assentados, no qual fica registrado a realidade do assentamento, abrangendo a área de produção, organização, além de itens como saúde e educação. A comunidade de cada localidade registra todas as expectativas e projetos desejados, que serão desenvolvidas nos próximos anos, bem como os esforços e os investimentos necessários.

O resultado de todo essa maratona foi apresentado e celebrado na manhã desta segunda-feira(30), no Hotel Amuarama, em Fortaleza. Na ocasião, estiveram presentes o secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Antônio Rodrigues Amorim, o presidente do Instituto Agropolos Marcelo Pinheiro, o coordenador de Desenvolvimento Agrário da SDA, Castro Júnior, a consultora do Agropolos, Maria Inês, além de representantes da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e dos próprios assentados beneficiados.

Cada assentamento contemplado recebeu seu Plano impresso e personalizado das mãos das autoridades presentes. O secretário Amorim parabenizou o engajamento de todos e destacou que o PDA é só o começo, “agora é que o trabalho terá início  de fato, quando nós lutaremos junto com vocês para que as demandas sejam atendidas”, disse.

O agricultor Marcos Gomes veio do município de Guaiuba com a comitiva do Assentamento Boa Vista. “Somos 19 famílias numa área de 225 hectares, esse documento todo bem organizado vai ser muito importante para orientar a gente no que nossa comunidade precisa para ficar melhor”, constatou.

De acordo com o coordenador Castro Júnior, até o final de 2010, deverão ser elaborados mais 30 PDAs no Ceará.

 

Assessoria de Comunicação da SDA – Jully Gomes (85) 3101.7631