Comunidades do Maciço de Baturité terão água encanada

16 de setembro de 2010 - 15:54

O Projeto São José investirá mais de R$ 637 mil em cinco localidades.

Água é vida e vida é abundância. Foi com essas palavras que o agricultor Manuel de Lima Carvalho, o Gordinho, expressou sua satisfação com a notícia que chegará água encanada na sua comunidade. Ele mora na localidade de Lagoa Comprida, uma das comunidades beneficiadas com as assinaturas das ordens de serviço para a construção de sistemas de abastecimento de água nos municípios de Ibaretama, Mulungu e Ocara.

O secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Antônio Rodrigues Amorim, esteve ontem no Ginásio da Escola da Comunidade Curupira, em Ocara, onde assinou as ordens de serviço. Juntamente com ele, estiveram o prefeito de Ocara, Leonildo Peixoto, o prefeito de Ibaretama, Francisco Edson de Morais, o coordenador do Projeto São José, Josias Farias Neto, além de diversos moradores da comunidades beneficiadas.

Ao todo, foram contempladas cinco comunidades: duas em Ocara (Lagoa Comprida e Cachoeira); uma em Mulungu (Sítio Monte Alegre) e duas em Ibaretama (Barreiros e Cajueiro). Um total de 382 famílias serão beneficiadas com recurso no valor de R$ 637.294,04. Foram eleitos os municípios com os menores índices de Desenvolvimento Social (IDH).

Segundo o prefeito de Ocara, o Município foi o primeiro escolhido pelo Projeto São José para ter seu abastecimento de água universalizado. “Vocês estão realizando o sonho da água encanada, um município extenso como o nosso e destaque na produção de feijão e de castanha de caju merecia uma ação como essa”, salientou.

Já Amorim, que foi agricultor e passou pelo drama da falta de água encanada na zona rural do município de Tauá, comemorou, junto com os agricultores, a grande conquista. “ Eu sei exatamente o que é carregar água por léguas e léguas na cabeça, portanto eu entendo o significado e a importância desse momento”, finalizou.

Assessoria de Comunicação da SDA – Jully Gomes (85) 3101.7631